Preservando a memória da orquidofilia no Ceará

O Boletim ACEO , publicação mensal da Associação Cearense de Orquidófilos, se propõe ser um guardião da memória do movimento orquidófilo no Ceará. Nele se procura resgatar informações de todo tipo que, isoladamente, constituem pedaços de uma história de 30 anos, que precisa ser preservada, até mesmo como estímulo às novas gerações de orquidófilos cearenses.

Em seu primeiro número, datado de 21/04/2007, foram transcritas pequenas notas inseridas no Boletim da então chamada “Sociedade Cearense de Orquidófilos”, nos anos pioneiros desse movimento. Além de um editorial, assinado pelo Presidente da entidade, o Boletim publicava informações curtas e informes técnico-científicos de autoria dos associados.

Segue-se uma seleção daquelas pequenas notas, que, reunidas, constituem uma página da história da orquidofilia em nosso Estado:

Volume I, Setembro-Outubro de 1978

Foi sucesso absoluto o jantar comemorativo do 1º aniversário da nossa Sociedade, realizado no restaurante do Náutico Atlético Cearense. Na ocasião foram sorteados, entre os presentes, 26 exemplares de orquídeas variadas.

Volume IV, Outubro-Dezembro de 1984

A V Exposição de Orquídeas do Ceará, ocorrida de 13 a 15 deste mês de dezembro, embora modesta, foi muito bem organizada graças aos esforços da Comissão Organizadora, composta pelos companheiros Carlos Carvalho, Antero Ferreira (Tutuca), Ana Celsa, Waldir Leite e Francisco de Oliveira. A exposição foi bastante visitada e muitos nos solicitaram informações quanto ao cultivo das orquídeas. […] Participaram do evento 13 expositores, apresentando um total de 95 plantas, 62 das quais C. labiata autumnalis, dentre estas algumas albas.

Parece que a nossa sede provisória ficou sacramentada mesmo na residência do presidente Gerardo Carvalho, haja visto que até um aconchegante quiosque de carnaúba foi construído próximo a seu orquidário. Todos estão encantados com a idéia.

Volume V, Janeiro-Março de 1985

O período chuvoso excepcional deste ano, com precipitações muito acima do normal, prejudicou diversas plantas de alguns orquidófilos, sobretudo com o ataque da podridão negra.

Em março, tivemos a honrosa visita da Drª. Lou C. Menezes (engenheira florestal do IBDF de Brasília) com a qual mantivemos um prolongado e proveitoso bate-papo sobre o seu trabalho de descrição das diversas variedades de C. labiata Lindl. a ser publicado com a ajuda de uma entidade científica norte-americana. Pelo exposto, teremos em breve um bom trabalho sobre essa espécie, cujas variedades de destaque, quase todas, estão bem distantes de nós.

Volume V, Julho-Setembro de 1985

Em 26.10.85, a Sociedade Cearense de Orquidófilos elegeu e deu posse a sua nova diretoria, composta dos seguintes membros:

DIRETORES
Presidente: José Pompeu de Souza Brasil; Vice-Presidente: Antero Ferreira Bezerra; Secretário Geral: Ana Celsa Alves Albuquerque; 1º Secretário: Gerardo Carvalho; 1º Tesoureiro: Luciano Ferreira Nunes; 2º Tesoureiro: Menandro Martins Filho.

CONSELHO FISCAL
Efetivos: Francisco Luiz de Oliveira, Sérgio Viana de Souza Marinho, Terezinha Pereira de Jesus; Suplentes: Hugo de Mattos Brito, Cleando Cortez Gomes.

COMISSÕES PERMANENTES
Técnica: Luiz Wilson Lima Verde; Promoção: Waldir Lima Leite; Divulgação: Carlos Baltasar Peicher de Carvalho.

Volume VI, Janeiro-Março de 1985

Um dos temas discutidos em nossa primeira reunião do ano foi o regulamento adotado para avaliação das plantas em nossas exposições internas. Diversas sugestões foram apresentadas e um grupo de trabalho, coordenado pelo colega Lima Verde, ficou encarregado de analisar todas as idéias para uma regulamentação mais abrangente para ser oportunamente adotada.

9 comentários em “Preservando a memória da orquidofilia no Ceará”

  1. tenhouma lc eximia, ela esta dando umas pintinhas preta nas folhas, e por dentro das folhas da uma bolinha em relevo nao da para ver o que e nasce dentro da folha.pode mim enviar uma mensagem ,o que faço?

    Responder
  2. como deve ser as regas das orquideas?
    tenho uma lc eximia
    uma brassavola
    uma dendrobium nobili
    e uma muda palaenopses.
    o po de xaxim e indicado?
    o que posso usar para evitar doenças?
    o fertilizante npk10-10-10 e indicado?
    qual o melhor jeito de aplicar o oleo de nim?
    obrigada pela ajuda.

    Responder
  3. minha lc eximia esta com os brotos novos enpretiando de baixo para cima,esta prantada no vaso de barro,tem uns bichinhos bem pequeninos cor cinza que fica correndo no substratodo tamanho de uma formiguinha sapecadeira isso deve ser a causa?
    obrigada.

    Responder
  4. achei uma planta eu acho que e orquidea de terra, ela estava na terra. ela tem uma batata no pe.e da um pendao com flores rocha parece um pouco com a flor da phalaenopses.pode mim ajudar sobre ela. e as de rocha sobrevive na terra ou xaxim. obrigada.

    Responder
  5. Encontrei uma flor rosa que brotava da terra em um canteiro do meu jardim.Cada dia aparecia uma, Mais tarde, começaram a brotar folhas.
    Retirei do chão, plantei em um vaso. Ficou muito bonito.
    Para minha surpresa, em setembro, as folhas secaram e a cada dia apareciam várias flores .
    Gostaria de saber que tipo de planta é essa.

    Responder

Deixe um comentário