Texto e fotos de Ernani Baier, da Associação Santa-cruzense de Orquidófilos
Para este artigo, a ser compartilhado com orquidófilos de todo o País, mantivemos a nomenclatura popularmente aceita de Laelia purpurata. Esta planta é endêmica do Sul e Sudeste do Brasil, sendo muito cultivada em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Nos estados do Sul, temos, principalmente, exposições de Cattleya labiata (entre março e abril), Cattleya intermedia (entre agosto e outubro), Laelia purpurata (entre novembro e D[dezembro), e Cattleya leopoldii (entre dezembro e janeiro).
Em termos de eventos relacionados à Laelia purpurata, em Santa Catarina, cabe mencionar a Exposição de Joinville (na nossa opinião, uma das mais bonitas do Brasil), a Exposição de Brusque (geralmente com plantas muito boas), bem como as exposições de Florianópolis e Orleans, entre outras.
No Rio Grande do Sul, destaca-se a exposição de Venâncio Aires/Mato Leitão, que ocorre de forma rotativa entre as duas cidades, sendo que, em 2017, ocorreu em Venâncio Aires.
Na sequência, temos uma série de fotos de L. purpurata presentes em Joinville e na Exposição Estadual de Venâncio Aires.