ACEO comemora o Natal, ao término de um ano de muitas realizações

Reunidos a 22 de dezembro, no sítio da companheira Maria Lúcia, em Aquiraz, os membros da ACEO comemoraram o Natal com uma festa em que não faltaram muitos brindes e muitos pratos deliciosos. Além de orquídeas, é claro.

O cenário era agradabilíssimo – uma imensa varanda, ao lado da piscina, cercada de variados vasos de orquídeas, com destaque para as imensas touceiras de Cattleya labiata (floridas) que enfeitavam os coqueiros. A ACEO sorteou cinco vasos entre os associados presentes, um deles através de animado bingo. Todos levaram também uma orquídea para sorteio. Resultado: todos saíram ganhando, não apenas uma ou duas plantas a mais para sua coleção, mas também um quilinho ou dois a mais em seu peso, pois os pratos de massa servidos na ocasião tanto eram fartos como deliciosos.

O presidente da ACEO, Italo Gurgel, aproveitou a ocasião para transmitir uma mensagem natalina a seus companheiros, mensagem que foi reforçada pelo Espedito Vidal, num apelo ao espírito associativo e ao companheirismo entre os membros da entidade. Italo também fez um breve balanço do que foi o ano de 2007 para a ACEO. Os 30 anos da orquidofilia no Ceará foram, de fato, marcados por um calendário de realizações que deve orgulhar todos os membros da Associação. Italo Gurgel enumerou:

  1. Elaboração do novo Estatuto da ACEO e o respectivo registro em cartório.
  2. Obtenção do CNPJ da entidade.
  3. Lançamento do Boletim ACEO, que chega este mês a sua nona edição e que já coleciona, a esta altura, uma importante relação de entrevistados: Leonardo Freitas do Vale, Carlos Keller, Carlos Gomes, René Rocha, Adarilda Benelli e Darly Machado.
  4. Confecção de camisetas, crachás, folders e cartazes.
  5. Realização do Orquídeas de Março, no Shopping Del Paseo, comemorando o Dia Internacional da Mulher.
  6. Exposição na CEASA, em maio.
  7. Exposição no SEBRAE-CE, também em maio.
  8. Participação na Festa da Vida, em junho, no Parque Rio Branco.
  9. Realização, igualmente em junho, do curso do Prof. Roberto Jun Takane sobre “Modernas técnicas de cultivo de orquídeas”.
  10. Excursão à serra de Baturité (“ACEO sobe a serra”), com exposição no restaurante Villa Lautrec, em Guaramiranga; palestra do Prof. José Julho da Ponte, na Estação Ecológica da UECe; e inauguração do orquidário de Italo Gurgel em Pacoti.
  11. Apresentação de proposta do Orquidário da Universidade Federal do Ceará.
  12. Apresentação de proposta à SEMACE para colaborar na criação de uma área de proteção ambiental na serra de Uruburetama.
  13. Exposição no Ministério Público Federal no Ceará.
  14. Lançamento do site www.orquidofilos.com
  15. Realização vitoriosa do I FestOrquídeas de Fortaleza.

Deixe um comentário