Publicações orquidófilas enriquecem a biblioteca da ACEO

Na "Orquidário", ampla matéria sobre o Catasetum.
Jornal do Orquidófilo
A Cattleya walkeriana é capa do "Jornal do Orquidófilo".

A Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) passou a receber mais duas publicações de excelente nível, que vêm enriquecer sua biblioteca. Trata-se da revista Orquidário, editada pela OrquidaRIO, a grande entidade orquidófila do Rio de Janeiro, e Jornal do Orquidófilo, recente lançamento do Círculo Orquidófilo de Uberaba (COUB).

Desde 1987, a OrquidaRIO Orquidófilos Associados publica a Orquidário, com quatro edições por ano, veiculando artigos de interesse geral para os amantes, cultivadores e estudiosos das orquídeas. Por apenas R$ 62,00 (taxa anual), os sócios por correspondência da OrquidaRIO recebem, pelo correio, quatro revistas, além dos boletins bimestrais. A inscrição pode ser feita através do site da entidade: www.orquidario.org

Em seu volume 23, nº 3, a Orquidário traz importante matéria sobre a “Geografia dos Catasetum”, de autoria de Luciano Henrique da Motta Ramalho. Na sequência, vêm: “Estudos sobre Alatiglossum culuenense Docha Neto & Benelli”, de Adarilda Petini-Benelli e Américo Docha Neto; “Identificação e descrição de orquídeas encontradas em fragmentos florestais da Região Norte do Paraná”, de Mariana Gabriela de Nadai e Sandremir de Carvalho; e “Ocorrência de orquidáceas do gênero Epidendrum L. na Restinga da Marambaia”, de Sylvio Rodrigues Pereira.

Já o Jornal do Orquidófilo, do COUB, enfoca, em seu nº 2, o tema da Cattleya walkeriana, que inspira uma série de trabalhos assinados por Fernando Terra Mazan, Mário Sérgio Bucchianeri Cunha, Alcides Cavasini Filho, André Luis Cavasini, Célio Dias Borges e Marco Antônio Gallo. O jornal traz também entrevista com a bióloga Lou Menezes, crônica (“Causos”) de Mário Arruda Mendes e uma galeria de fotos das mais diversas variedades de C. walkeriana.

Os membros da ACEO têm boa leitura garantida para os próximos dias. É só procurar a biblioteca.

3 comentários em “Publicações orquidófilas enriquecem a biblioteca da ACEO”

  1. Gostaria de saber se posso me assosiar a ACEO, mesmo morando em
    São Paulo pois pretendo assim que puder ir a Maceió visita-los pois recebo seus email semanalmente, ao qual não recebo aqui da assosiação que sou filiado sem mais agradeço. Osvaldo.
    obs- se for possivel mande formulários por email.

    Responder
  2. Gostaria de saber onde comprar o livro “abc do orquidófilo” , pois adoro orquídeas e gostaria de aprender sobre seu cultivo, pois tenho alguns exemplares, mas necessito de mais conhecimento para cuidar melhor delas. Gostaria também de saber como fazer para me associar a esta entidade.

    Responder

Deixe um comentário