A Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) promove, nos dias 19 e 20 de junho, exposição de orquídeas nos jardins da Casa de José de Alencar, em Fortaleza. O evento marca o Dia do Orquidófilo, comemorado no Brasil a 22 de junho. Essa é a data de nascimento (em 1842) do botânico Barbosa Rodrigues, que dirigiu o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e foi um dos pioneiros nas pesquisas com orquidáceas em nosso País.
A exposição na CJA, por todo o dia de sábado e a manhã do domingo, incluirá dezenas de espécies de orquídeas, revelando a imensa variedade dessas flores. Membros da ACEO recepcionarão os visitantes, esclarecendo dúvidas e orientando sobre como cultivar orquídeas. Paralelamente, serão comercializadas orquídeas, adenium e outras plantas ornamentais.
O CENÁRIO: Pertencente à Universidade Federal do Ceará, a Casa de José de Alencar é um dos mais importantes equipamentos culturais do Estado. Instalada em local aprazível – o Sítio Alagadiço Novo – ali funcionam a Pinacoteca Floriano Teixeira, Biblioteca Braga Montenegro, Museu Artur Ramos, Coleção Luísa Ramos, além do Centro de Treinamento Prof. Martins Filho e do Memorial do Escritor Cearense. Perfeitamente preservada, a casinha onde viveu o escritor José de Alencar pode ser visitada no local, assim como as ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará.
Vale uma sugestão: tragam uma exposição de orquídeas para o Campus Pici.