Vanessa Vidal é cearense, nascida em Fortaleza no dia 03 de março de 1984. Modelo profissional, estuda Ciências Contábeis na Universidade de Fortaleza – aluna surda pioneira – onde ineditamente conquistou, com altivez de cidadã consciente, o direito de ter intérprete de Libras em sala de aula. Estuda Letras/Libras na Universidade Federal do Ceará. É membro da COMPEDEF (Comissão Técnica Municipal para Elaboração de Políticas para Pessoas com Deficiência), diretora social da ASCE (Associação dos Surdos do Ceará) e professora de Libras em várias escolas de Fortaleza.
Surda congênita, sem causa específica, estudou os primeiros anos em escola especializada e teve valioso acompanhamento fonoaudiológo. Sua primeira vitória de inclusão foi, ainda com tenra idade, ter ingressado em escola de ouvintes, onde concluiu o ensino fundamental.
Vanessa é a primeira surda a disputar o Miss Brasil em 54 anos de existência do concurso.
A Miss Ceará 2008 é um estandarte vivo nas lutas pela tentativa de inclusão. Tem participação direta em diversas conquistas em prol dos portadores de necessidades especias. Uma significativa conquista foi a instalação de telefone público para surdos na cidade de Fortaleza. É ativista antiga na luta pelo direito ao passe livre em ônibus urbano. Luta fervorosamente para sensibilizar o serviso público e privado na inserção da comunicação em Libras, como direito de cidadania, formentando a inclusão do surdo no mercado de trabalho e nas discussãoes gerais da sociedade.
Vanessa Vidal – linda, simpática, inteligente, elegante, persistente, preparada, guerreira, humilde, iluminada, destemida, solidária, talentosa, encantadora, empreendedora e vencedora. Merece todas as nossas orquídeas.