BLC Ocoset e Cattleya Landate já deram o ar de sua graça
Com nove participantes, um grupo de associados da ACEO fez, há pouco, uma compra coletiva no Orquidário 4 Estações, de São Paulo. A iniciativa foi da própria Associação, que incluiu esse tipo de aquisição como uma das ações a serem incentivadas. No total, foram adquiridas 67 plantas, ao preço médio de R$ 10,00.
Os orquidófilos interessados entraram no site daquela empresa e escolheram as orquídeas que lhes interessavam, transmitindo, em seguida, sua lista a Juliana e Vera Coelho, que coordenaram a transação. Uma semana depois, o pedido chegava a Fortaleza.
A facilitação da compra de híbridos e espécies nos bons orquidários comerciais é uma maneira de se elevar o padrão de qualidade das orquídeas cultivadas no Ceará, o que deverá se refletir, em médio prazo, no nível de nossas exposições. Ao mesmo tempo, desestimula-se a compra de plantas retiradas da natureza, quase sempre de má qualidade, apresentando as folhas fortemente marcadas pelas intempéries e, não raro, servindo de veículo para doenças e pragas.
Algumas das plantas enviadas pelo 4 Estações (muitas delas adultas) já trouxeram botões florais, que agora estão se abrindo, para a luz do dia, na Terra do Sol. As fotos aqui reproduzidas são de duas dessas orquídeas: uma BLCOcoset e uma Cattleya Landate.
Oportunamente, a ACEO deverá articular novas aquisições coletivas, aguardando-se uma adesão ainda maior dos associados.
ORQUIDÁRIO ACEO
Uma dúvida, quais as espécies de orquidia em que fornecem?