Para salvar a Serra de Uruburetama

Veja o vídeo produzido, na serra de Uruburetama, pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em parceria com a Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO).

Realizado pela Eclipse Filmes, o documentário realça a beleza da Cattleya labiata e traz um alerta sobre a degradação do ambiente natural naquela serra, que já perdeu amplas áreas de mata nativa. A Cattleya labiata é uma das orquidáceas que ali (ainda) florescem, mas que poderão desaparecer em curto prazo, caso prossiga a derrubada das matas.

O vídeo reúne, dentre outros, os depoimentos do presidente e do vice-presidente da ACEO – respectivamente, Italo Gurgel e Arilo Veras, e do ex-presidente Waldir Lima Leite. O geógrafo Arilo Veras é também o atual Coordenador de Controle e Proteção Ambiental da Semace.

3 comentários em “Para salvar a Serra de Uruburetama”

  1. Não só a degradação do meio ambiente através da derrubada da mata, mas também a retirada predatoria que ainda hoje ocorre nas serras de Uruburetama serão responsaveis pela a extinção não só da especime labiata como também de varias outras que são nativas da região. Sei disso porque minha familia é de Uruburetama e conheço a região, e em visita recente fui informado por moradores locais que “pessoas de fora”, como dito, vão a serra e levam dalí grandes quantidades (surrões) cheios de orquideas. É preciso acordar para esta realidade, pois se continuar assim as orquideas da região só serão lembradas por fotos e exemplares.

    Responder
  2. BOM DIA ITALO GOGEL GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO COMPRAR ORQUIDEA LABIATA
    SOU DE SAO PAULO ESTOU INDO A FORTALEZA ESTE FINAL DE SEMANA OBRIGADO

    Responder

Deixe um comentário