A partir de agosto, uma série de exposições acontece em vários estados do Nordeste, região que se constitui no berço de duas das mais belas orquídeas brasileiras: a Cattleya labiata (Ceará, Paraíba, Pernambuco e Alagoas) e a Cattleya granulosa (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas). Veja, a seguir, o que já está definido na agenda de exposições:
- De 31 de agosto a 02 de setembro – 18ª Exposição de Orquídeas da SORN (Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte) – Local: Bosque das Mangueiras, em Natal.
- De 28 a 30 de setembro – 27ª Exposição de Orquídeas da APO (Associação Paraibana de Orquidófilos) – Local: Shopping Tambiá, em João Pessoa.
- De 19 a 21 de outubro – 33ª Mostra de Orquídeas na sede da ASSOPE (Associação Orquidófila de Pernambuco) – Local: Rua dos Palmares, 831, em frente ao Hospital Oswaldo Cruz, em Recife.
- De 26 a 28 de outubro – 14ª Exposição de Orquídeas de Alagoas, promovida pela AOBAL (Associação Orquidófila e Bromeliófila de Alagoas) – Local: sede do IBAMA, na Av. Durval de G. Monteiro, em frente ao Hiper Center Farol.
- De 23 a 25 de novembro – 6º FestOrquídeas de Fortaleza, promoção da ACEO (Associação Cearense de Orquidófilos) – Local: Casa de José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055), em Fortaleza.
As exposições têm propiciado o intercâmbio entre as entidades orquidófilas da região, abrindo espaço, igualmente, para a confraternização entre os cultivadores nordestinos e de outras partes do País. Estes aproveitam a ocasião para aquele programa turístico há muito tempo sonhado e que inclui (além de orquídeas), belas praias, maravilhosa culinária, manifestações culturais e hospitalidade autêntica.
(As fotos que ilustram esta matéria são de Italo Gurgel, também responsável pelo cultivo das flores.)