Seminário de Cultivo: Evento de alto nível divulga conhecimentos e reforça o amor pelas orquídeas
O tema de Italo Gurgel foi "a Cattleya labiata no Ceará".
As cinco palestras e duas oficinas ministradas no seminário “Cultivo de Orquídeas – Da atividade de lazer à responsabilidade social”, sábado passado, dia 18, atraíram a atenção do público que, ao final, fez comentários os mais positivos sobre essa realização da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO). O evento teve o mérito de atrair as duas principais universidades públicas do Estado – Universidade Federal (UFC) e Universidade Estadual do Ceará (UECE). Da primeira, vieram dois palestrantes, que desenvolveram temas relacionados às suas pesquisas, cativando pelo poder de comunicação e pela forma didática como os expuseram. O Prof. Breno Magalhães Freitas discorreu sobre “As abelhas na polinização das orquídeas”; o Prof. Christiano Franco Verola inspirou-se no tema “Considerações evolutivas em orquídeas brasileiras”.
Convocados pela presidente Vera Coelho dentro dos próprios quadros da Associação, três membros da Diretoria falaram de questões que conhecem de perto: Italo Gurgel, 1º secretário e estudioso da C. labiata, palestrou sobre “Cattleya labiata no Ceará”; o vice-presidente Thomaz Sidrim, engenheiro civil especializado em sistemas de irrigação, sobre “Irrigação no orquidário”; e o diretor de Eventos, Rogério Sella, que há tempos obtém sucesso na semeadura in vitro, sobre “Propagação de orquídeas: semeadura in vitro – método caseiro”. As duas oficinas de cultivo ficaram a cargo de Michelle Canário e Italo Gurgel.
Na fala de abertura, Vera Coelho ressaltou os objetivos do evento: “Neste Seminário, queremos alargar os horizontes dos nossos companheiros orquidófilos. Foi por isso que pautamos uma série de palestras que, embora inspiradas em temas diversificados, estão conectadas entre si. O que a ACEO deseja é compartilhar informações técnicas que possam capacitar os associados a cuidar cada vez melhor de suas plantas. O êxito no cultivo é essencial para que o orquidófilo se lance com mais entusiasmo no estudo dessas plantas e se torne um defensor mais ardoroso das orquidáceas brasileiras e dos ecossistemas em que elas ocorrem.”
O Seminário aconteceu, durante todo o dia, na Casa de José de Alencar, equipamento cultural pertencente à UFC. No final, em presença da Pró-Reitora de Extensão da Universidade Estadual do Ceará, Profª Lúcia Helena Fonsêca Grangeiro, os participantes receberam Certificado conferido pela UECE. Por sua vez, a ACEO fez entrega do “Diploma de Amigo das Orquídeas” ao empresário Deusmar Queiroz, à Profª Lúcia Helena e ao diretor da Casa de José de Alencar, Prof. João Arruda. Em seguida, realizou-se o lançamento da “Cartilha de cultivo de orquídeas”, publicação que traz noções básicas, destinando-se à distribuição gratuita entre os novos associados. O trabalho foi editado pela UECE e recebeu apoio da Fundação Deusmar Queiroz, entidade vinculada ao Grupo Pague Menos, que esteve representado pelo executivo Vicente de Paulo Pereira.
Para finalizar, uma informação de bastidores: no Seminário, a ACEO inaugurou seu sistema de som, que foi recentemente adquirido, com recursos próprios.
1 comentário em “Seminário de Cultivo: Evento de alto nível divulga conhecimentos e reforça o amor pelas orquídeas”
Parabéns, pelo evento.
Se morasse nessa região participaria de todos, pois, amo orquídeas.
Elas são as mais belas do planeta realmente,
Parabéns, pelo evento.
Se morasse nessa região participaria de todos, pois, amo orquídeas.
Elas são as mais belas do planeta realmente,
Imê