A “Cartilha de cultivo de orquídeas” (EdUECE, 80 pág.) era um antigo projeto da ACEO, que agora se concretiza, graças às parcerias estabelecidas, pela Associação, com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará e a Fundação Deusmar Queiroz. Com um primoroso texto de apresentação – “O encanto misterioso das orquídeas” – da Profª Lúcia Helena, Pró-Reitora de Extensão da UECE, o trabalho é de autoria de Italo Gurgel, que contou com a colaboração da presidente Vera Coelho, de Juliana Coelho e do diretor técnico-científico da ACEO, Luíz Wilson Lima Verde. A capa é de Marco Antonio e a revisão foi confiada a Tereza Neuma Gurgel.
Enriquecem a “Cartilha” as ilustrações do Prof. Istvan Major, da UECE, autor de 11 belíssimas pranchas coloridas; bem assim as de George Matos Coelho e Luciana Ladeira Vannucchi de Farias.
Na cerimônia de lançamento, em ambiente festivo, falaram inicialmente a Profª Lúcia Helena e o Prof. Vicente de Paulo Pereira, representante da Fundação Deusmar Queiroz. Eles destacaram a importância da vinculação estabelecida entre a Universidade pública, a Fundação ligada ao setor empresarial e a entidade orquidófila cearense. Esta se destaca pelo trabalho que vem realizando na divulgação do cultivo de orquídeas no Ceará, com todos os benefícios que disto resultam: a difusão de uma consciência ambiental, a formação de um público consumidor e a geração de emprego e renda, dentre outros.
Italo iniciou sua fala, na apresentação, assinalando: este livro (a “Cartilha”) não substitui este (“O ABC do Orquidófilo”, do Prof. René Rocha), que, segundo ele, deve ser a “bíblia” de todo cultivador. No momento dos agradecimentos, lembrou todos os colaboradores e destacou que se aproximara da UECE por haver percebido uma afinidade natural de propósitos entre a ACEO e o Campus Experimental que aquela Universidade mantém em Pacoti, na região do Maciço de Baturité. Foi a Profª Lúcia Helena, na época diretora do Campus, quem intermediou a publicação pela EdUECE e fez a aproximação com a Fundação Deusmar Queiroz.
Quanto ao apoio da Fundação, Italo sublinhou o extraordinário nível de sensibilidade que o Dr. Deusmar demonstrou, quando lhe foi apresentado o projeto da Cartilha. E complementou: “Ele entendeu que o cultivo de orquídea não é mais um diletantismo de pequeno-burgureses, como foi no passado. Atentou para o fato de que a orquidofilia é uma atividade largamente difundida, em todo o mundo, entre todas as classes sociais e se tornou um dos segmentos mais importantes da floricultura […]. O Dr. Deusmar compreendeu, enfim, que o Maciço de Baturité é um excelente campo para o desenvolvimento dessa atividade, que pode deixar ali dividendos sociais extraordinários.”
Após o lançamento e a insubstituível sessão de autógrafos, deu-se o momento de confraternização, quando a Associação ofereceu coquetel aos presentes.
Gostaria de comprar a Cartilha de Cultivo de Orquídeas. Como faço???
Gostaria de comprar a Cartilha de Cultivo de ORQUÍDEA . Como Farei?