A fim de atender às exigências trazidas pelo seu próprio crescimento, desde que foi reativada, em 2007, a Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) ampliou o número de cargos em sua Diretoria, o que permitirá, doravante, melhor divisão de tarefas. Para tanto, foi necessária reforma no Estatuto da entidade, o que aconteceu em Assembleia Geral realizada dia 16 de fevereiro. A partir da próxima gestão, a Diretoria Executiva passa a ter seguinte composição:
- Presidente;
- Vice-Presidente;
- Primeiro Secretário;
- Segundo Secretário;
- Primeiro Tesoureiro;
- Segundo Tesoureiro;
- Diretor Técnico-Científico;
- Diretor de Eventos;
- Diretor de Comunicação;
- Diretor de Patrimônio.
Cabe destacar que todos os cargos de Diretoria, assim como os do Conselho Fiscal e Deliberativo, são considerados honoríficos, não cabendo remuneração alguma pelo seu exercício, nem qualquer tipo de privilégio. No próximo mês de abril, acontece a escolha dos novos gestores para o biênio administrativo 2013/2014. Assim, a próxima Diretoria já estará ampliada.
Outras mudanças operadas no Estatuto, na Assembleia Geral de fevereiro, estabeleceram:
- A Associação passa a reunir não só pessoas físicas, mas também pessoas jurídicas;
- Fica estabelecida a cobrança de taxa para ingresso na ACEO. Seu valor deverá ser oportunamente anunciado pela Diretoria;
- Será desligado da Associação (após devidamente notificado) o associado que deixar de pagar seis mensalidades consecutivas.