A Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) está completando 36 anos de sua criação. A efeméride foi marcada, pela Diretoria da entidade, com muito trabalho. No momento, estão sendo ultimados os mil e um detalhes necessários para se brindar a Capital cearense com mais uma grande e movimentada exposição – o 7º FestOrquídeas de Fortaleza, a ter lugar entre os dias 22 e 24 de novembro próximo. Confecção de cartazes, troféus e camisetas, aluguel de tendas, pintura dos expositores, captação de apoios, divulgação na mídia… são inúmeras as providências que, nos últimos dias, vêm ocupando os responsáveis, após cuidadoso planejamento discutido em sucessivas reuniões.
A ACEO espera que esse esforço seja recompensado com o envolvimento de todos os seus membros no 7º FestOrquídeas, em especial, levando seus vasos floridos, na manhã do dia 22, à Casa de José de Alencar, onde é esperado um público de, no mínimo, 20 mil visitantes.
A Associação Cearense de Orquidófilos foi fundada em 26 de outubro de 1977, com o nome de Sociedade Cearense de Orquidófilos. Reestruturada em 21 de abril de 2007, ela se constitui em uma entidade civil, cultural, preservacionista, técnica e científica, sem fins lucrativos. Seu grande objetivo, nos dias atuais, é divulgar o cultivo de orquídeas no Ceará, bem como propagar a consciência ecológica que impõe, no caso dos orquidófilos, dentre outros posicionamentos, total condenação ao comércio de orquídeas subtraídas das matas.