Palestras imperdíveis abrilhantaram o segundo dia do FestOrquídeas

A programação de palestras do 8º FestOrquídeas de Fortaleza desenvolveu-se na tarde do sábado, 29, quando a orquidóloga Delfina Araújo e o fotógrafo Sérgio Araújo falaram, respectivamente, de “Orquídeas nos trópicos” e “Fotografando orquídeas – dicas básicas para corrigir erros mais comuns”. Os dois são autores do livro “Orquídeas brasileiras – Espécies e híbridos” e mantêm o site orquidófilo mais premiado do Brasil: o Brazilian Orchids (www.delfinadearaujo.com).

Delfina: aconselhamentos sobre orquídeas tropicais.
Delfina: aconselhamentos sobre orquídeas tropicais.

Delfina apresentou uma série de espécies originárias de regiões tropicais e seus híbridos, que podem ser cultivados, com sucesso, no Ceará e em outros estados que apresentem condições climáticas semelhantes. Discorreu sobre as características dessas plantas e suas exigências em termos de iluminação, regas, adubação etc. Dentre as orquidáceas por ela citadas, incluíam-se espécies de Anselia, Angraecum, Aspasia, Brassavola, Brassia, Broughtonia, Bulbophyllum, Catasetum, Cattleya (aclandiae, amethystoglossa, eldorado, forbesii, granulosa, guttata, harrisoniana, tigrina, luteola, nobilior e violacea), Guarianthe, Caularthron, Cyrtopodium, Dendrobium, Encyclia, Galeandra, Grammatophyllum, Maxillaria, Miltonia, Mormodes, Oncidium, Speklinia, Schomburgkia, Sobralia, Sophronitis, Vandáceas e Xylobium.

Sérgio: dicas preciosas para fotografar orquídeas.
Sérgio: dicas preciosas para fotografar orquídeas.

Sérgio precedeu sua palestra com um slideshow de belíssimas fotos de orquídeas, apresentação emoldurada por fundo musical de composições eruditas. No final, a plateia reagiu com aplausos. Em seguida, transmitiu informações preciosas para todos aqueles que desejam fotografar orquídeas. Principiou apresentando, de forma didática, questões técnicas ligadas ao próprio equipamento fotográfico. Em seguida, falou de detalhes como foco, abertura da lente, tempo de exposição, distância focal, enquadramento, fundo/background, composição… Concluiu com importantes dicas para quem  se propõe fotografar a natureza.

Deixe um comentário