A maior festa da orquidofilia brasileira aconteceu, entre 19 e 21 de junho, em Rio Claro (SP), onde quase três mil vasos de orquídeas compuseram a 65ª Exposição Nacional de Orquídeas daquela cidade. Foram 70 cidades expositoras, representando oito estados. O evento, promovido pelo Círculo Rioclarense de Orquidófilos (CRO), aconteceu no Colégio Claretiano. Augusto Krugner, Presidente do CRO, recepcionou dezenas de milhares de pessoas, que acorreram de todo o Brasil e de países vizinhos, tendo agradecido a presença de representação da Associação Cearense de Orquidófilos – ACEO.
Rio Claro, que tem a Cattleya loddigesii como sua flor-símbolo, pode ser considerada a capital brasileira das orquídeas. Segundo o Dr. Humberto Epiphaneo (portal Visite Rio Claro – www.visiterioclaro.com.br) a relação da cidade com as orquídeas é bastante antiga. “Seu início data de mais de 55 anos, quando algumas pessoas sensibilizadas pelas flores e mais especificamente pelas orquidáceas, se reuniram e acabaram por fundar o Círculo Rioclarense de Orquidófilos, em 30 de julho de 1954. A partir dessa data, orquidários comerciais iniciaram suas atividades, com estreito intercâmbio com orquidófilos principalmente de São Paulo e Rio de Janeiro”. A presença das orquídeas é marcante na cidade, onde até mesmo as paradas de ônibus são decoradas com desenhos dessas flores.
Para “falar” sobre o que foi a 65ª Exposição de Rio Claro, nada melhor do que as fotos da grande festa (iniciando por algumas das plantas premiadas):
Cranichis glabricaulis (1º lugar – Micro e Botânica e melhor planta da exposição) e Laelia pumila rubra ‘Júlia’ (1º lugar – Espécie).
Blc. Chunyeah 17 x Lc. Mikiki Nagata (1º lugar – Híbrido) e Oncidium divaricatum (1º lugar – Avançado).
Cattleya Dolosa tipo ‘Mariana’ (3º lugar Híbrido) e Cattleya walkeriana S/A Puanani (3º lugar – Espécie).
Blc. George King Serendipty e Blc. Pokai Tangerine ‘Lea’.
Catasetum osculatum e Cattleya Duringan.
Cattleya guttata caerulea e Cattleya jemanii.
Cattleya maxima e Cattleya percivaliana tipo.
Cattleya trianae ‘Orion’ e Cattleya walkeriana flâmea.
Cymbidium Ruby Sarah e Dendrobium Fire Coral.
Laelia purpurata ardósia x C. warneri e Lc. Platinum Sun.
Paphiopedilum e Pleurothallis leptotifolia.
Rabiquetia panterina e Sophronitis coccinea.
Realmente é uma exposiçâo de encher os olhos e a imaginaçâo ,pra não dizer a vontade de ter algumas dessas maravilhas da natureza,nos nossos pequenos orquidários.Fico feliz de ver que a ACEO pode estar presente a + essa grande exposição.Abraços a todos.
Um exemplo do trabalho dos orquidofilos recompensado pela natureza em tão bela exposição.
Parabéns a todos os colegas orquidofilos.
Adoro orquideas, mas tenho pouco jeito para cuidar delas.
Tenho 5 vasos que me foram oferecidas,mas que passando alguns meses as flores cairam. não sei como cuidar. Podem ajudar-me?
Grata pela atenção
Milú
Fiquei encantada com a Cranichis Glabricaulis. Estou procurando pela internet informações de onde posso conseguir comprar um exemplar.
Agradeço a atenção
Alessandra
pesquisando asorquidias fiquei encantada com esta belesa tenho us vazo mas eu sonho enter mais masagora fiquei maiem cantada
m
oro em matao rua jose gerra n 246 residensial maria candida
queri ver si fosse pocivel o senhores doase umas mudas para mim acradeso deus abençoe
Nem sei o que dizer com tanta beleza.
Adoro orquídeas e sonho um dia ter muitas delas em meu pequeno orquidário ( só tenho 12 orquídeas por enquanto) e com certeza não vai demorar muito , pois como eu disse , adoro orqídeas e vou sim ter ainda muitas dessas belezas .
É um colírio para os olhos como eu.
Me ajudem como aumentar o meu orquidário me indiquem onde comprar orqúideas mais em conta, pois aqui no Rio o preço é altíssimo.
Felicidades a tosos do ORQUIDÁRIO TERRA DA LUZ.
ORQUIDEAS AMO AS
B
pretendo participar de uma exposiçao em minha cidade, onde posso adquirir especies floridas para comercializar.
grata
75-36213304
rita
adorei estas fotos das orquideas, pois sou apaixonadas pelo este tipo de flor.
gostaria de saber com encontrar coletivos de cattleya walkerianas, sei que rio claro e a capital das orquideas e se alguem souber por favor me mande um email: cassianobeijaflor@bol.com.br
fiquei encantada ao ver as orquideas da sposiçao paresem ser de plastico adimiro muito os que as cultivam pois tenho alguns vasos e els morrem talves seja porque aqui é muito quente e nao sei cuidar delas se alquem puder me orientar desde ja agradeso moro no mato grosso do sul campo grande clenir28@hotmail.com
Eu amo as orquideas
Elas São fascinantes.
fui premiado em um sorteio c/ um vaso de orquidea, air foi sòr o comesso, è nâo comsigo mais parar. virou doença ou paixâo…
visitei a exposiçao em 2009 fiquei encantada . estou voltando de novo
procuro amigos pra troca de orquideas