Somar para fortalecer – O pensamento da ACEO

A Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) é herdeira histórica da antiga Sociedade Cearense de Orquidófilos, entidade fundada em 26 de outubro de 1977. Dela preserva os acervos, a missão, o projeto e a memória, condição lhe confere o status de legítima representante da orquidofilia cearense. No momento, em respeito às normas impostas pela crise sanitária mundial, a ACEO mantém suspensas suas atividades presenciais. Prossegue, contudo, atuando naquelas áreas onde lhe é possível envolver seu quadro de associados, sem expô-lo ao perigo de contágio pelo novo coronavírus. Assim é que realizou recente compra coletiva de orquídeas e um movimentado sorteio, enquanto movimenta seu grupo de WhatsApp e continuamente atualiza o site e a página no Instagram, esta última com 6.200 seguidores na presente data.

Tecemos aqui tais comentários em razão das inúmeras mensagens que a nossa Diretoria tem recebido, desde o surgimento do Círculo Cearense de Orquidófilos e Bomeliófilos, no último final de semana, em Fortaleza. A propósito, esclarecemos que a ACEO não foi comunicada dessa iniciativa, razão pela qual ignoramos os objetivos da nova entidade. Conhecemos, porém, os responsáveis pela criação do CCOB, todos eles pessoas comprometidas com a ACEO, à qual ajudaram a recriar, tendo oferecido, nos anos posteriores, importante contribuição à nossa Associação. Isso nos leva a acreditar que não lhes anima, em princípio, o espírito divisionista, que já se revelou tão maléfico em tantos outros lugares, Brasil afora.

A ACEO continua atuante, forte, prestigiada pelos orquidófilos cearenses e pelos nossos parceiros históricos. É uma entidade que angariou respeito em todo o País e segue aberta à colaboração, porque acredita que, numa comunidade ainda modesta, como é o grupo dos amantes das orquídeas, o mais importante é somar forças, aglutinar as pessoas para potencializar nossa capacidade de nos inserirmos positivamente na sociedade.

Michelle Canário
Presidente da ACEO

2 comentários em “Somar para fortalecer – O pensamento da ACEO”

  1. O CCOB foi criado para preencher uma lacuna nas exposições de orquídeas. De acordo c o estatuto da ACEO somente orquídeas podem ser expostas e julgadas. Pretendemos fazer exposições abrangendo orquídeas, bromélias, cactos, suculentas e Adenium.
    Entre os objetivos do Círculo é valorizar, divulgar e expor os diversos cultivos.
    Como foi frisado na postagem é unir, somar, jamais dividir.

    Responder

Deixe um comentário