O 2º Natal das Flores da ACEO, que se realiza de 8 a 10 do corrente mês, na Casa de José de Alencar, vai trazer a Fortaleza mais do que uma exposição e venda de orquídeas e plantas ornamentais. O evento também abrirá espaço para diversas atividades nas quais serão desenvolvidas ações sociais e recreativas, enquanto outras valorizarão nossos artesãos, possibilitando-lhes mostrar sua arte aos visitantes.
Segue-se, resumidamente, uma relação das diferentes iniciativas que deverão movimentar ainda mais a festa promovida, pelo segundo ano consecutivo, na época natalina, pela Associação Cearense de Orquidófilos:
- No sábado, dia 9, Oficina de Fotografia, com Fernanda Sobreira.
- Também no sábado, o Cuca Ambiental promoverá atividades destinadas às crianças. Este é um programa de educação, inclusão e ações socioambientais que objetiva promover a proteção da natureza e estimular o engajamento das crianças e jovens na defesa do meio ambiente.
- O projeto À Flor da Pele, com presença marcada também para o sábado, visa atender a crianças hospitalizadas e idosos com Alzheimer, oferecendo-lhes bonecas de pano confeccionadas pelos seus participantes. Fruto do trabalho voluntário realizado por bordadeiras, as bonecas têm o objetivo de despertar o imaginário lúdico e sentimentos positivos que ajudam no bem-estar e na recuperação dos pacientes. O projeto está presente em quase todo o território brasileiro e já se estende a outros países, como Portugal, Estados Unidos, Chile, Canadá e México.
- A Agricultura Familiar estará presente comercializando produtos como castanhas, cajuína, mel, rapadura, doces e frutas sazonais. Essa representação dos produtores de assentamentos rurais tem estado presente às edições semanais da Feira do Zé, que se realiza, todos os sábados, na Casa de José de Alencar.
- No domingo, dia 10, estará presente o Meliponário Parque Escola, que trabalha a educação ambiental repassando conhecimentos àqueles que desejam iniciar-se na criação de abelhas sem ferrão, atividade que contribui fortemente para a conservação e o fortalecimento da cadeia produtiva.
- Um grupo de artesãos formado por Luciano Lopes, Lúcia Borges, Nágila e Odélia virá da cidade de Baturité trazendo trabalhos em pirografia, bordado, crochê e bijuteria para serem expostos e comercializados. Essa atividade está, igualmente, agendada para o domingo, quando Luciano, trabalhando com maçarico sobre placas de madeira, deverá produzir in loco algumas de suas peças.
- O apoio solidário agendado pelo 2º Natal das Flores da ACEO será destinado à ONG Moradores de Rua e Seus Cães. Assim, solicita-se aos participantes das oficinas a serem ministradas durante o evento a doação de um quilo de alimentos não perecíveis. O material arrecadado irá compor cestas básicas que, nesta época do ano, são oferecidas aos sem teto, alguns dos quais possuem pets e que também receberão porções de ração.
Veja a programação do 2º Natal das Flores da ACEO em: https://www.orquidofilos.com/vem-ai-a-segunda-edicao-do-natal-das-flores-da-aceo