Dentro das comemorações de aniversário do Orquidário Municipal de Santos, que completa 71 anos na próxima sexta-feira, dia 11, acontece no Pavilhão do local a 82ª Exposição Anual de Orquídeas. O evento vai celebrar também os 73 anos da Associação dos Orquidófilos de Santos (AOS), que surgiu em 1943, mas foi oficialmente registrada em 27/6/1947. É a terceira mais antiga do País, sequenciando as de São Paulo/Capital e Rio de Janeiro. O evento será de 12 a 15 de novembro, das 9:00h às 17:30h. A entrada é gratuita.
Nos dias 14 e 15, acontece a Oficina de Cultivo, das 14:00h às 16:00h. Vinte vagas estarão disponíveis. A inscrição, pelo telefone 13-3205-2210 (horário comercial), é gratuita. Os temas abordados serão: replantio; melhor tipo de substrato para o litoral, rega, adubação; umidade, ventilação, e luminosidade da região e adaptação das plantas para quem mora em apartamento.
A exposição reunirá plantas de oito associações (Santos, Guarujá e Ubatuba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Paulo (duas) e São Roque) que apresentarão mais de 500 orquídeas de várias espécies. Haverá premiação para as três melhores plantas das seis categorias definidas: Espécie Brasileira, Espécie Estrangeira, Brasilaelia, Cattleyas, Híbridos, Micro-orquídeas.
Em paralelo, no estande de vendas, à esquerda da entrada do Parque, haverá comercialização de mudas, além de acessórios, vasos e cachepôs, substratos, adubos orgânico e químico.
O Orquidário Municipal de Santos fica na Praça Washington, no Jose Menino. A exposição recebe apoio cultural e patrocínio da Memorial Necrópole Ecumênica, Royal Sandy veterinário e pet shop e Royal Cacau chocolates artesanais.
A ASSOCIAÇÃO – Atualmente, a AOS conta com 94 integrantes, a maioria vinda das oficinas de cultivo e replantio que acontecem em parceria com o Orquidário de Santos. O presidente da entidade, orquidófilo Paulo Sérgio Silva Cunha, falou sobre os 73 anos da entidade: “Apesar da idade, nossa associação está a cada dia mais renovada e perto de chegar aos 100 sócios. É uma grande alegria para todos nós.” Ele justificou sua paixão pela flores: “Sou orquidófilo, pois considero a orquídea a flor mais perfeita da natureza. Não tem como não amar”, disse.
Finalizando: como se explica que a AOS tem 73 anos e já realizou 81 amostras? É que, antigamente, os organizadores faziam duas exposição por ano.