Começou a contagem regressiva para o 12º FestOrquídeas de Fortaleza. A grande exposição anual de orquídeas do Ceará acontecerá, mais uma vez, na Casa de José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055), bucólico espaço onde a Universidade Federal do Ceará preserva a memória daquele grande escritor. A abertura ao público está prevista para as 15:00h de sexta-feira, 22 de fevereiro, prosseguindo até as 18:00h. A visitação continuará por todo o sábado (23), das 8:00h às 18:00h, e domingo (24), das 8:00h às 17:00h.
O FestOrquídeas é realizado, anualmente, pela Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO). Qualquer cultivador de orquídeas pode expor suas plantas, desde que elas não tenham sido retiradas de seus ambientes naturais, mas adquiridas em orquidários autorizados a produzir e comercializar orquidáceas. Troféus são destinados às mais belas flores, segundo a apreciação de uma Comissão Julgadora e dos próprios visitantes.
Este ano, estarão presentes dois orquidários comerciais – o KS Orchids, de Pindamonhangaba/SP, e o Santa Gertrudes, de Pindoretama/CE. No entorno da exposição, uma feirinha oferecerá material de apoio ao cultivo de orquídeas, além de artesanato e plantas ornamentais, como Adeninum, cactos, suculentas e bromélias. Em diversos horários serão oferecidas, gratuitamente, oficinas de cultivo de orquídeas e de outras práticas de jardinagem.
O cartaz da exposição, que aparece no alto, está sendo apresentado ao público aqui. Foi concebido pelo jornalista e web designer Marco Antônio Vasconcelos, que, para ilustrá-lo, se utilizou de imagens de orquídeas cultivadas e fotografadas por membros da Associação Cearense de Orquidófilos.
Através desta página, a ACEO prosseguirá, nos próximos dias, repassando novas informações sobre o FestOrquídeas-2019, inclusive a programação completa e detalhes sobre a premiação.