A Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) apresenta o troféu (foto ao lado) que premiará as plantas vencedoras nas diversas categorias a serem julgadas durante o 12º FestOrquídeas de Fortaleza, que acontece entre os dias 22 e 24 do corrente mês, na Casa de José de Alencar. O troféu será entregue, no último dia da exposição, ao cultivador das melhores plantas classificadas nas seguintes categorias:
- a) Melhor Espécie Brasileira;
- b) Melhor Espécie Estrangeira;
- c) Melhor Cattleya labiata;
- d) Melhor Híbrido;
- e) Melhor Espécie Botânica;
- f) Melhor Cultivo;
- g) Mais Bela Planta da Exposição.
Nas categorias “a”, “b”, “c”, “d”, “e” e “f”, serão distinguidas as plantas classificadas, pela Comissão Julgadora, em primeiro, segundo e terceiro lugares, cabendo à primeira um troféu e, às demais, um certificado.
O prêmio de “Melhor Cultivo” observará o mérito horticultural. Pode ser espécie ou híbrido, devendo revelar-se bem cultivado e florido, com notável apelo estético.
O vencedor na categoria “Mais Bela Planta da Exposição” é escolhido através do voto popular, cabendo o prêmio à orquídea que obtiver a maioria dos votos emitidos pelos visitantes durante os três dias do FestOrquídeas.
A Comissão Julgadora do FestOrquídeas é integrada por três membros – orquidófilos com reconhecida experiência e conhecimentos técnicos, que farão seu trabalho, com inteira liberdade, no início da tarde do dia 22. Nessa ocasião, é vedado o acesso de quaisquer outras pessoas ao espaço da exposição. Eles observarão os critérios de premiação válidos universalmente para as diferentes espécies em exposição (armação, cor, tamanho, substância, textura, quantidade de flores, harmonia, estado sanitário, colocação da planta no vaso, identificação correta etc.).