O Parque das Dunas, em Natal/RN, recebe nos próximos dias 24, 25 e 26 de agosto, a 26ª Exposorn, uma realização da Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte (SORN), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) e apoio do Orquidário EDS Mattos.
Durante os três dias, haverá exposição de orquídeas, palestras, oficinas, jogos, sorteios e outras atrações. Por se tratar de uma Área de Proteção Ambiental, não será permitida a venda de orquídeas no local, nem no entorno. O acesso ao Parque – antigo Bosque dos Namorados, no bairro do Tirol – prevê o pagamento de uma taxa simbólica de R$ 1,00. Crianças e visitantes com mais de 60 anos estão isentos. No local funciona lanchonete com serviço à la carte e self service.
É o seguinte o calendário da exposição:
Dia 24 (sexta-feira):
- 8:00h às 12:00h – Recebimento das orquídeas a serem expostas pelos membros da SORN e de outras associações orquidófilas nordestinas, ou por colecionadores não associados.
- 14:00h às 18:00h – Visitação.
- 16:00h – Solenidade de abertura, no auditório do Parque das Dunas.
- 16:30h – Bênção da exposição, homenagens e entrega de comendas.
Dia 25 (sábado):
- 8:00h às 18:00h – Visitação.
- 10:00h – Palestra e oficina do Prof. João Luiz da Silva (João Pajé), de Pernambuco, sobre “Cultivo de Catasetum sem segredos”.
- 11:00h – Julgamento das plantas.
- 15:00h – Palestra do Prof. Clementino Câmara, da Orgânica Potiguar, sobre “Cultivo de orquídeas com algas marinhas arribadas”. Segue-se confraternização dos associados da SORN com os orquidófilos visitantes.
Dia 26 (domingo):
- 8:00h às 18:00h – Visitação.
- 10:00h – Oficina de cultivo de orquídeas, ministrada por Maria Gleide Brandão.
- 14:00h – Apuração dos votos emitidos pelo público visitante, durante os três dias, para escolha da mais bela orquídea da exposição.
- 15:00h – Palestra do Diretor Técnico da SORN, Edison Antônio de Mattos, sobre “Fundamentação teórica e prática do cultivo de orquídeas epífitas com ênfase no cultivo de Cattleya granulosa”.
- 16:00h – Entrega dos troféus e medalhas aos expositores vencedores nas diversas categorias.
Relação dos 12 troféus destinados pela Exposorn às plantas classificadas em primeiro lugar em cada categoria e a personalidades homenageadas:
- Cattleya granulosa – Troféu Igara Guerra.
- Cattleya labiata – Troféu Bernardino Pereira Neto.
- Dendrobium – Troféu Alexandre M. Arruda Câmara.
- Phalaenopsis – Troféu Joaquim José Guerra.
- Espécie estrangeira – Troféu Isaú Gerino V. da Silva.
- Espécie monopodial – Troféu Heyder Moura.
- Espécie nacional – Troféu Roberto Guerra.
- Espécie terrestre – Troféu Severino Medeiros Carvalho.
- Híbrido – Troféu Tertuliano Aires Neto.
- Micro-orquídea – Troféu Stênio Petrovich.
- Orquídea campeã do voto popular – Troféu Iracema Miranda.
- Troféu do Orquidófilo do Ano.
O CENÁRIO DA FESTA – O Parque das Dunas, cenário da 26ª Exposorn, é um dos cartões postais da bela Natal. Possui área de 1.172 hectares e é reconhecido pela Unesco como parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira. Na verdade, trata-se do maior parque urbano sobre dunas do Brasil e tem fundamental importância para a qualidade de vida da população.
O Bosque dos Namorados marca a entrada do Parque. Dali partem as trilhas, ao longo das quais os visitantes conhecem aspectos e elementos do ecossistema dunar. Ao todo, são seis quilômetros e meio de caminhada, distribuídos entre as trilhas Ubaia Doce, Peroba e Perobinha.
O Parque é gerido pelo IDEMA e recebe uma média anual de 150.000 visitantes por ano, mantendo ainda um cadastro com cerca de 10.000 coopistas – que utilizam o espaço para a prática de atividades físicas. Durante o ano inteiro, acontecem no local diversas atividades educativas, recreativas, físicas e culturais, com shows, peças de teatro, palestras, exposições e oficinas que garantem a diversão e o lazer dos seus visitantes.