O sucesso de qualquer exposição de orquídeas só acontece com a participação dos membros da associação que a promove. Por isso, a ACEO espera valiosa contribuição de seus 120 associados, o que pode se expressar de diversas formas: colaborando na montagem e desmontagem da mostra, levando os vasos floridos para a exposição, participando da equipe que fará revezamento na recepção aos visitantes e na vigilância das orquídeas.
De acordo com a presidente Vera Coelho, “é importante não se considerar um visitante, mas ‘vestir a camisa’ da Associação, sentir-se parte do grupo e ajudar a resolver os problemas que naturalmente surgem nessas ocasiões”. É fundamental entender que a realização da mostra requer uma série de normas que precisam ser obedecidas a fim de que tudo corra a contento.
Do começo ao fim, será necessário exercitar o espírito coletivo, a vontade de participar e colaborar. A recompensa, segundo Vera Coelho, “é sentir-se personagem de uma festa que encanta a todos, é flagrar o deslumbramento das pessoas diante das orquídeas e, quem sabe, atraí-las para o mundo da orquidofilia”.