No alto, o presidente da ACEO, Italo Gurgel, aparece ao lado dos novos associados. A partir da esquerda: Estanislau, Jussara, Italo, Pedro Ivo e à sua frente Yan, Takane, Elza, João Neto, Maria Guaracy, Neire, Victória e Michelle. Abaixo, uma das plantas sorteadas, trazidas do Orquidário Santa Bárbara: Vanda Wirat x Gordon Dillon.
A reunião do dia 21 de março ficará na história da Associação Cearense de Orquidófilos. Ela marcou o ingresso de 11 novos associados, dentre eles o primeiro sócio correspondente e os dois primeiros sócios infanto-juvenis. Enquanto se enriquece com a juventude e o entusiasmo dos novos membros, a ACEO também capitaliza em termos de patrimônio intelectual.
Integra, agora, a entidade o Dr. Pedro Ivo Soares Braga, professor titular da Universidade Federal do Amazonas e grande pesquisador da família Orquidaceae, com inúmeras pesquisas e trabalhos publicados nessa área. Em visita a Fortaleza, ele fez contato com a Associação, tendo sido convidado a participar da reunião do dia 21, assim como a proferir uma palestra. Extremamente prestimoso, compareceu ao encontro, onde falou sobre a Cattleya eldorado. Insistindo em ingressar na ACEO, tornou-se o primeiro sócio correspondente.
A mesma reunião marcou o ingresso do Prof. Roberto Jun Takane, um antigo “frequentador” da ACEO, onde já ministrou seminários e palestras. Aprovado em concurso para o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, tornou-se ali o primeiro responsável pela disciplina de Floricultura. Doutor em Agronomia pela UNESP e autor de diversos livros na área da Orquidofilia, Takane tem muita experiência a partilhar com seus companheiros da Associação. E já começou a fazê-lo. Na reunião, ele falou sobre uma nova praga que ameaça a Phalaenopsis, o Fungus-gnats.
Quanto aos primeiros sócios infanto-juvenis, são eles: Victória Canário e Yan Ferreira, ambos de 9 anos de idade. Essa categoria, prevista no Estatuto da ACEO, acolhe a galera abaixo dos 18 anos. E lhe concede privilégios.
No encontro do dia 21, o sorteio de plantas, entre os associados, incluiu uma novidade: o repasse de plantas do Orquidário Santa Bárbara. Foram sorteadas duas magníficas Vandas. Uma delas, disputada por todos os presentes. A segunda era especialmente destinada aos que enviaram plantas para o III Orquídeas de Março, que aconteceu, no Dia Internacional da Mulher, no Shopping Del Passeo. Outra orquídea (uma Brassolaeliocattleya do orquidário particular da entidade) premiou os que se revezaram no cenário da exposição.
Um dia maravilhoso para nos orquidofilos.Palestras enriquecedoras e a familia crescendo.Que novos orquidofilos venham para a ACEO e que os antigos ensinem e acolham os novatos.SEJAM BEM VINDOS!!!
tenho orquidéas quero algumaão intruçaõ., plantei em pedaços de golho ,quanto os vasos usar pratos e quando ovaso é de barro as correntes não suporta o peso muito obrigado
Moro em uma região com temperatura elevada, no sul de MT, tenho alguma especies de Cattleya ( Nobilor, Araguasiense, Valqueriana e outras mais, queria informação para reprodução por semente em estilo caseiro,. inclusive quero fazer um intercambio ( troca ),.
Abraço a todos,
fiquei facinado com as maravilhas de vandas e cattleyas que nos foi mostrados pena que fica tão distante.
Meu pai tem algumas especies de cattleya e vandas a gente mora em varzea paulista a gente gostaria de saber onde fazer o curso para aprender a lidar com o cultivo dessas plantas?