A Associação Cearense de Orquidófilos realizou, no último sábado, 28 de janeiro, sua primeira reunião informal de 2017, que aconteceu no sítio do casal Italo Gurgel e Tereza Neuma, no Eusébio, região metropolitana de Fortaleza. Com uma profusão de brindes, todos os participantes saíram com alguma planta conquistada em bingos e sorteios, além de outros regalos oferecidos pela ACEO e por alguns associados.
Na ocasião, também foram comercializadas plantas, defensivos e variados implementos do interesse dos orquidófilos. Outra atração do encontro foi a visita ao orquidário do Prof. Italo, onde um grande número de orquídeas – principalmente Cattleya labiata – estavam abertas, o que motivou dezenas de selfies diante das rubras, semialbas, tipo e amesianas. Os associados mais experientes ainda tiveram ocasião de partilhar conhecimentos com aqueles recém-chegados ao mundo das orquídeas.
No intervalo dos sorteios, a presidente Juliana Coelho colocou em discussão, rapidamente, temas do interesse da Associação. Arrematando o programa, uma larga mesa oferecia bolos de diversas espécies, torta salgada, pães variados, sanduíches, patês, queijos, além de refrigerantes, água mineral e meia dúzia de sucos diferentes. Complementando o capítulo gastronômico, os visitantes incursionaram sob as mangueiras, em plena safra, deliciando-se com os doces frutos.
Ao longo de toda a manhã, cerca de 40 membros da ACEO, alguns deles acompanhados de familiares, passaram pelo local, alimentando o permanente clima de confraternização. Todos se revelaram ansiosos para que se programe um novo encontro semelhante.