A Federação Catarinense de Orquidofilia (FCO) e a empresa Prosul – Projetos de Vida agendaram programação intensa para o próximo 25 de abril, em Florianópolis. Nesse dia, haverá:
- Inauguração da Coleção Biológica Científica da FCO (Orquidário Amélia Cirimbelli Brillinger);
- Inauguração da Biblioteca Temática (BiblioOrquídea Margarida Obermaier);
- Lançamento do site do Atlas das Orquídeas de Santa Catarina (www.atlasorquideassc.com.br); e
- Assinatura de convênios de cooperação técnico-científica para elaboração do Atlas das Orquídeas de Santa Catarina.
A série de eventos está marcada para as 17:00h, na Av. Deputado Diomício Freitas, 3160, casa 12 – Bairro Carianos, em Florianópolis.
O propósito da Federação, ao elaborar o Atlas das Orquídeas de Santa Catarina, é desenvolver um banco de dados, transformando-o em informação (descritiva, numérica e cartográfica) de uma forma clara, objetiva, precisa e com caráter didático e pedagógico, contribuindo para ampliar o conhecimento sobre as orquidáceas e desenvolver a educação ambiental.
Fundada em 22 de junho de 1985, a FCO resultou da abnegação e espírito empreendedor de um grupo de orquidófilos catarinenses que incluíam: Hilda Claumann, Paulo Ewald, Oswaldo Guedert, Osmar Tessmer, Arno Burger, Gerhardt Karl, Nelson Berndt, Carlos Hriz Manteuffel, Roland Brooks Cooke, Lothar Backes, Walter Moritz e Armando E. Pollidessas, dentre outros. Hoje, a Federação, presidida por Marcelo Vieira Nascimento, congrega 24 agremiações orquidófilas de vários municípios de Santa Catarina e mantém movimentada programação de exposições, cursos, palestras e outros eventos. A Laelia purpurata, flor símbolo do Estado de Santa Catarina (Lei Estadual nº 6.255, de 21 de julho de 1983) foi adotada como símbolo da FCO.
Estou iniciando minhas atividades no mundo das orquídeas no COB – Clube dos Orquidófilos de Blumenau, sou mais um aprendiz e me surpreendo com tantas belezas.
Agradeço sempre pelo envio de mais informações a respeito delas maravilhas.