A Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) está incorporando à sua biblioteca o vol. 28, nº 2, da revista “Orquidário”, editada pela OrquidaRio Orquidófilos Associados, do Rio de Janeiro. A nova edição transcreve três ensaios voltados para diferentes aspectos da Orquidofilia e da Orquidologia, um deles assinado pelo Diretor de Comunicação da ACEO, jornalista Italo Gurgel.
Em “O Gênero Dryadella Luer no Rio Grande do Sul”, o advogado gaúcho Luiz Filipe Klein Varella, estudioso das orquídeas de seu Estado, apresenta um histórico desse gênero e descreve as três espécies que ocorrem no RS, bem como seu habitat.
“Quando o céu fecha as torneiras” é o título do artigo de Italo Gurgel, que se reporta a algumas estratégicas a serem postas em prática pelos orquidófilos, nesse momento em que a escassez de água afeta todo o País. Segundo Italo, “o contexto de escassez é penoso para todos, mas, quando se tem uma atividade que normalmente impõe um consumo elevado de água – como o cultivo de orquídeas – cabe admitir que a situação se torna dramática”.
Maria do Rosário de Almeida Braga, editora da revista, e Marcelo Rodrigues Miranda são os coautores de “Orquídeas terrestres da Ilha Grande”. Eles revelam que, durante trabalho desenvolvido na Ilha Grande, município de Angra dos Reis (RJ), a OrquidaRio encontrou várias espécies terrícolas que só recentemente foram identificadas. Os pesquisadores registraram 29 espécies, distribuídas em 21 gêneros, a maioria deles pertencentes à subtribo Spiranthinae.
Interessados em adquirir a revista “Orquidário” devem dirigir-se diretamente à OrquidaRio – Rua Visconde de Inhaúma, 134/428 – Rio de Janeiro / RJ – Tel. (21) 2233.2314 – E-mail: orquidário@orquidario.org