O orquidófilo Waldir Lima Leite, ex-Presidente da ACEO, fez importante doação à biblioteca da Associação: os dois volumes de “Orchidaceae Brasilienses”, obra de Guido Pabst e Fritz Dungs que, desde os anos setenta, quando foi publicada, se transformou em referência para todos os que estudam as orquídeas brasileiras. A entrega foi feita durante o 6º FestOrquídeas de Fortaleza, quando a ACEO comemorava os 35 anos de sua criação.
Waldir foi um dos fundadores da Associação e, posteriormente, a dirigiu por vários anos. Ele entregou os exemplares à atual presidente, Vera Coelho, ao término do ciclo de palestras do FestOrquídeas. Este ano, Waldir já havia doado importante coleção de revistas e outras obras, que estão sendo cuidadosamente classificadas pela associada Juliana Coelho, responsável pela biblioteca.
“Orchidaceae Brasilienses”, escrito em português, inglês e alemão, é resultado de 30 anos de estudos levados a cabo por Pabst e Dungs em torno de nossas orquídeas. A obra está dividida em dois volumes, publicados, respectivamente, em 1975 e 1978. No total, são 826 páginas, onde se apresenta uma pequena biografia de cada coletor e estudioso de orquídeas envolvido com as espécies brasileiras, acrescentando-se a classificação de 2.283 plantas. O livro traz ainda 285 ilustrações a cores dos segmentos florais de muitas espécies, trabalhos valiosos, de autoria de Margaret Mee e Samuel Salvado, além de 575 desenhos a bico de pena.