O Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Pacoti realizou, sábado passado, simpático evento com a finalidade de entregar certificados aos alunos concludentes do Curso de Dessecamento de Frutos e lançar a Cartilha de Cultivo de Orquídeas. A obra foi editada graças a uma parceria entre Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), UECE e Fundação Deusmar Queiroz, vinculada ao Grupo Pague Menos, do ramo de farmácias. O Reitor Jackson Coelho Sampaio presidiu o evento, que contou com a presença dos Pró-Reitores Lúcia Helena Grangeiro (Extensão) e Jerffeson Teixeira de Souza (Pós-Graduação e Pesquisa) e professores daquela Universidade. Também entre os presentes, o Diretor de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Companhia Energética do Ceará (Coelce), Sérgio Araújo, e o empresário Régis Caminha, grandes colaboradores do Campus, além do renomado violonista e compositor cearense Nonato Luiz.
A Cartilha, de autoria do professor e jornalista Italo Gurgel, atualmente 1º secretário da ACEO, traz noções básicas e destina-se a ser distribuída entre os novos membros da Associação. Também deverá ser utilizada nos cursos e oficinas de cultivo de orquídeas que se realizam no Campus Experimental de Pacoti.
O objetivo desse Campus, localizado no Maciço de Baturité, a 130 km de Fortaleza, é atender à socioeconomia daquela região serrana, priorizando a capacitação de mão de obra. Com o apoio de diversos parceiros, como a Fundação Deusmar Queiroz, Coelce e Banco do Nordeste, ali acontecem, permanentemente, ações voltadas para a sustentabilidade da região. Outro aliado do Campus é a ACEO, que já colaborou na montagem do orquidário ali instalado pela Profª Lúcia Helena Grangeiro.
A Cartilha de Cultivo de Orquídeas, com 80 páginas, traz o selo da Editora UECE. O trabalho é ilustrado por George Matos Coelho, Luciana Ladeira Vannucchi e Istvan Major. Este último, professor da UECE, é autor das pranchas coloridas que se distribuem ao longo do livro, prefaciado pela Profª Lúcia Helena. A capa é do jornalista e webdesigner Marco Antonio. Na orelha da Cartilha, a presidente da ACEO, Vera Coelho, ressalta: “Desde que a nossa entidade retomou suas atividades regulares, em 2006, sentimos a necessidade de ter em mão esse tipo de literatura – acessível, sintética e descomplicada – a fim de distribuí-la com os novos associados, geralmente carentes de informações básicas sobre cultivo de orquídea”. O trabalho de redação foi confiado a Italo Gurgel que, segundo Vera, “compilou informações, aliando, nessa tarefa, sua prática jornalística e seus próprios conhecimentos sobre o tema”.