Catasetum (luridum x appendiculatum) floresce pelas mãos do Marco Aurélio

Catasetum de Marco Aurélio
Em caixote de madeira e fibra de coco, o Catasetum teve ótimo desenvolvimento.
Híbrido Catasetum de Marco Aurélio
O híbrido reúne características das duas espécies que lhe deram origem.

O engenheiro agrônomo Marco Aurélio Cavalcante Duarte, um dos que encabeçaram a nova fase da ACEO, não é exatamente um apreciador de híbridos. Prefere as espécies – em especial, as cearenses –, das quais é um observador atento, buscando encontrar pequenas diferenças dentro de cada uma delas. Segundo Marco, até mesmo na Auliza ciliaris (ex-Epidendrum ciliare), que é uma planta bem caracterizada, conseguimos encontrar espécimes com características próprias. “Acho isso fantástico!”, confessa.

Sua experiência com hibridação ocorreu por acaso. Em 2002, Marco Aurélio adquiriu um Catasetum luridum, originário do sertão baiano (Jaguarundi), planta identificada pelo diretor técnico-científico da ACEO, Luiz Wilson Lima Verde. No ano seguinte, polinizou as flores femininas da planta com as políneas do Ctsm. appendiculatum. Por coincidência, uma de suas touceiras de Ctsm. appendiculatum também lançou um cacho de flores femininas e a natureza se encarregou de fertilizá-las.

Híbrido Catasetum de Marco Aurélio 2
A primeira florada veio sete anos e meio depois da polinização.

“Fiquei com duas cápsulas, sendo que somente uma era fruto de hibridação”, explica Marco Aurélio, detalhando o que se seguiu: “Quando as cápsulas amadureceram, abriram em intervalos bem próximos, e não consegui enviar para o laboratório. Pensei que tivesse perdido a minha investida. Seis meses depois notei que tinham nascido varias plantinhas no meu orquidário (na época, um ripado feito de talo de carnaúba).”

Passados sete anos e meio, a primeira planta floresceu no começo deste ano, e para alegria do Marco, foi um híbrido. A flor tem a cor do Ctsm. luridum e a forma do Ctsm. appendiculatum. O labelo é uma harmoniosa mistura das duas espécies. A foto está aí para comprovar.

8 comentários em “Catasetum (luridum x appendiculatum) floresce pelas mãos do Marco Aurélio”

  1. Parabéns Marco Aurélio,sei o quanto esse hibrido deve ter lhe enchido não só o olhos mas a alma de alegria.Fico muito feliz em saber dessa sua enpreitada tão bem excultada.Muito bonita aforma e a coloração desse Ctsm,e o labelo então explendido. BELISSSIMO espécime e mais uma vez parabéns meu amigo. Abraços

    Responder
  2. Nossa, muito bonita esta flor, tenho uma catassetum que esperei dois anos para ver sua floração, é um prazer sem explicação.

    Estou pensando em criar em meu blog uma sessão de fotos da minha coleção tenho cerca de 35 tipos diferentes.

    Parabéns para o Marco Aurélio

    Um forte abraço

    Responder
  3. Tenho em meu sitio uma especie de orquidea que da no tronco das arvores ela e muito delicada uma flor pequena e amarela gostaria que se possibel me enviasse o nome dela se for necessario lhe enviarei fotos ela floresceres em a partir de março.
    Aguardo resposta.
    Um abraço
    Daniela

    Responder
  4. Parabéns, prof. Itálo!
    O sítio da ACEO está muito bom, excelente. Os temas abordados muito bem escritos e as fotos muito bonitas. Fico contente em participar deste grupo de pessoas que tanto amor têm pela natureza.
    Abraços, Guaracy Paiva.

    Responder
  5. Parabéns! Linda Orquídea.Parabéns a ACEO, que tem tomado a dianteira na orquidofilia no Ceará com trabalho sério e muita competência. Certamente tem contribuído bastante para a preservação das várias espécies, principalmente as nativas.

    Responder

Deixe um comentário