Cattleya labiata: para que todos se entendam

cattleya-labiata-001-089-2009-01.JPG

Orquidófilos definem nomenclatura para classificar nacionalmente as variedades da C. labiata, a “Rainha do Nordeste”.

 Observe este nome (que não é o da C. labiata cuja foto acima reproduzimos):

Cattleya labiata alba ‘Angerer’

Cattleya identifica o gênero (nome genérico), labiata é a espécie (nome específico), alba diz respeito à variedade (nome varietal) e ‘Angerer’ é o nome de cultivar.

Em se tratando de definir o nome do gênero e da espécie, este assunto está resolvido há muito tempo. As plantas naturais e seus híbridos naturais e primários são batizados em Latim, de acordo com as normas da Nomenclatura Científica, que é aceita universalmente. Já com relação ao nome varietal, que se reporta a detalhes da configuração do labelo e/ou da variedade cromática da flor, este permanece criando problemas. Diferentes autores, em diferentes obras, não vinham falando a mesma linguagem.

Para formalizar a classificação da C. labiata, na perspectiva dos colecionadores, foi que um grupo de orquidófilos se reuniu, em junho do ano passado, na cidade de Rio Claro, e produziu documento destinado a colocar um ponto final nessa questão. É a classificação mais simples, uniforme e democrática, posto que construída coletivamente. Tem tudo para ser adotada em âmbito nacional. O texto completo da “Carta de Rio Claro” pode ser acessado no endereço: http://www.damianus.bmd.br/CursoLabiata/capitulo10.pdf

Ali se estabelece que, quanto ao labelo, a classificação configuracional do multiformismo labelar (flores típicas e variações cromáticas) é a seguinte:

– Purpúreo, Venoso estriado, Orlado, Atro, Íntegro, Lineado, Marginado, Multiforme (sem padrão definido nos termos anteriores).

As variedades cromáticas da flor são:

– Típica, Alba, Amesiana, Semialba (semialba ardósia, solferino, cárneo (antiga amoena), rubi, ametistino, tubular e cerúleo), Ametistina, Rubra, Cerúlea, Cerulensce, Concolor, Pérola.

10 comentários em “Cattleya labiata: para que todos se entendam”

  1. Olá, eu ganhei uma orquidea dessa especie, só que é na cor toda roxa, e preciso saber com fazer para cultiva-la saudavel dentro de casa. Quanta agua por semana? sol? vento? claridade?

    Por favor preciso urgente de ajuda, ela já está querendo ficar murchinha, eu coloquei meio copo de agua e deixei no prato ela absorveu quase tudo. E agora oque faço?

    Fico agradecida e aguardo ansiosa por ajuda.
    Abraço
    Norma

    Responder
  2. eu tenho uma catleia labial mais eu naõ sei tratar dela eu tambem tenho outras especies denfal ;dendobrio ,falenopsis tambem eu não sei tratar delas me ajube !!!!! obrigado.

    Responder
  3. Primeiramente parabens pelo site. Lendo a postagem sobre a cattleya labiata vi que dúvidas sobre ela não é so minha. A impressão que dá que elas são plantas que só existem no nordeste, mas no meu estado tambem(ES) tambem existem, eu mesmo tenho uma que me deram de presente nativa daqui. Mas o problema que tenho outras que procurei identifica-la e só encontrei aproximação com a cattleya labiata suspensório, isso vvendo um site que acredito ser sério. Gostaria de saber se fosse possível a informação de quais as variedades da labiata.
    Atenciosamente.

    Responder
  4. PRIMEIRAMENTE BOM DIA. TENHO VARIOS PES DE CATTLEYA LABIATA, UNS PES DERAM FLORES OUTROS AINDA NAO INCLUSIVE AS FOLHAS ESTAO AMARELANDO . AS QUE DERAM FLORES NAO ESTAO NO MESMO LUGAR DAS QUE NAO DERAM. M ORO EM APARTAMENTO TERREO E AS MESMAS ESTAO PLANTADAS EM VOLTA DO MEU APARTAMENTO. QUE DEVO FAZER DEPOIS QUE ELAS MURCHAREMK SUAS FLORES?

    Responder

Deixe um comentário