Membros da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), tendo à frente a presidente Michelle Canário, participaram no último domingo, dia 23, de uma vivência no Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza. A atividade foi liderada por César Kawamura, idealizador da startup OHquidea. O grupo confeccionou kokedamas com orquídeas resgatadas e também deixou sua marca no local, instalando outras orquídeas nas árvores.
A OHquidea é uma iniciativa de educação socioambiental, que teve início em maio de 2017. Em janeiro de 2018, tornou-se uma startup, com modelo de trabalho baseado na economia criativa e colaborativa. Em suas atividades, coleta orquídeas descartadas e as distribui em palestras e workshops, criando mini orquidários ou incrementando outras ações, através de parcerias. Após as atividades de ontem, Michelle Canário postou no Instagram: “Tenho a honra de fazer parte desse time incrível, que é a OHquidea” e “fiquei muito feliz em poder conhecer pessoalmente esse ser humano incrível que é o César.”
A fixação de orquídeas naquela área verde, em locais delimitados pela administração, já havia sido realizada, em ocasiões anteriores, pela ACEO. Hoje, essas plantas crescem e florescem, perfeitamente adaptadas ao ambiente do Cocó, que é o maior parque natural em área urbana do Norte e Nordeste e o quarto da América Latina.