Começa nessa sexta-feira, dia 23, na Casa de José de Alencar (CJA), o 6º FestOrquídeas de Fortaleza, que se prenuncia como a maior exposição de orquídeas já realizada no Ceará. A programação anunciada pela Associação Cearense de Orquidófilos-ACEO inclui exposição de variadas espécies de orquídeas, venda de plantas por um orquidário comercial (o Flores do Lago, de Minas Gerais), palestras e oficinas de cultivo. Em uma feirinha paralela, serão comercializadas outras plantas ornamentais (Adenium, cactos e bonsais), além de materiais do interesse de cultivadores.
A mostra será aberta ao público às 14:00h de sexta-feira, encerrando-se às 18:00h. No sábado, o horário de visitação vai das 08:00h às 18:00h e, no domingo, das 08:00h às 17:00h.
As palestras e oficinas, no auditório da CJA, estão programadas para os seguintes dias e horários: no sábado, às 10:00h, com Hugo Leite Albuquerque, da Associação Paraibana de Orquidófilos; às 15:00h, com Italo Gurgel, da Associação Cearense de Orquidófilos; e às 16:00h, com Roberto Guerra, da Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte. Nos dois primeiros encontros, os palestrantes irão falar do cultivo de orquídeas e fazer demonstrações práticas; no terceiro, o Dr. Roberto discorrerá sobre “Orquídeas do Nordeste”. No domingo, está programada para as 10:00h a oficina de cultivo a ser ministrada por Gerson Paiva, do Círculo Potiguar de Orquidofilia.
Além desse calendário de palestras e oficinas, durante o 6º FestOrquídeas haverá uma série de mini-oficinas nas próprias tendas onde serão comercializadas as outras plantas ornamentais.
A exposição é aberta ao público. Entretanto, as pessoas que irão participar das palestras e oficinas são convidadas a doar um quilo de alimentos não perecíveis. O material arrecadado será entregue ao Instituto Cristo Rei, instituição filantrópica que abriga crianças e adolescentes em Fortaleza.