Um grupo de membros da Associação Cearense de Orquidófilos-ACEO esteve, no último dia 29 de fevereiro, no Colégio Militar de Fortaleza, para uma visita ao orquidário daquele estabelecimento. Integravam a comitiva a presidente Vera Coelho e os associados Miguel Colares, Ita, Rogério, Teresinha, Juliana, Dodora e Elza.
A Profª Cristiane Reis, que recebeu os visitantes, falou da importância daquele equipamento – inaugurado em 2010 – como instrumento didático e revelou seu interesse em obter mais informações sobre técnicas de cultivo, combate a pragas e doenças e mesmo a respeito da correta identificação das plantas. Na ocasião, a associada Elza Ferreira se propôs dar apoio técnico ao orquidário, visitando-o todas as semanas.
Ainda segundo Cristiane Reis, a ideia de implantação do orquidário vinha desde o ano 2000. Empenharam-se, nesse sentido, o major Valcides e os professores Analuce, Fátima Lima, Ibiapina, Elsenir e capitão Jean Cid, além da própria Cristiane.
A ACEO presenteou o orquidário com uma muda de Epidendrum viviparum. Na próxima reunião da Associação, agendada para 17 de março, será sorteada uma orquídea entre os que participaram da visita, atividade que se insere entre os próprios objetivos estatutários da ACEO, no sentido de que propicia a troca de informações e o incentivo ao cultivo e estudo das orquídeas.