Você ama a natureza? Tem interesse especial pelo cultivo de orquídeas? Tem paciência para esperar um ano que uma planta floresça? Cultivar orquídeas é mais fácil do que se pensa. Leia nossa matéria especial e junte-se a nós. Seja um orquidófilo.
As 10 principais dicas de cultivo de orquídeas
1. Na grande maioria, as orquídeas brasileiras são epífitas
As orquídeas epífitas crescem presas às árvores, sem, contudo, roubar delas quaisquer nutrientes. As raízes são usadas apenas para fixar a planta no caule das árvores.
2. Não colete ou adquira plantas oriundas das matas
As orquídeas já foram bastante dilapidadas pelos mateiros e colecionadores gananciosos. Procure adquiri-las de empresas produtoras de mudas ou de orquidófilos que tenham plantas disponíveis. Diga não às orquídeas coletadas do mato.
3. Escolha espécies de orquídeas adaptadas à sua região
Como as orquídeas florescem apenas uma ou duas vezes por ano, é interessante possuir várias espécies diferentes (cujo ciclo de floração costuma ser também diferente). Isso aumenta as chances de ter sempre alguma planta florida. Ao escolher o que vai cultivar, dê preferência às espécies de orquídeas que crescem na sua região. Se você mora no Ceará, confira as orquídeas que já foram catalogadas na região.
4. Irrigação das orquídeas
Mantenha o vaso úmido, jamais encharcado. É mais fácil matar uma orquídea por excesso do que por falta d’água. Não colocar pratinho com água debaixo do vaso, pois as raízes poderão apodrecer. Molhe abundantemente duas ou três vezes por semana, deixando a água escorrer totalmente. Nos outros dias, basta vaporizar as folhas de manhã cedo ou no final da tarde, quando a planta não estiver sob o sol.
5. Luminosidade do ambiente
Instale suas plantas em locais onde elas possam ser banhadas pelo sol no horário da manhã (até as 9 horas) ou no final da tarde (depois das 16 horas). Se a planta não tomar sol, ela não vai florescer. As orquídeas podem ser fixadas também no tronco de árvores, desde que estas não tenham uma sombra muito densa, como as mangueiras. O problema é que, quando florescerem, elas não poderão ser levadas para dentro de casa. Aliás, é recomendável manter os vasos, o máximo possível, na mesma posição e local.
6. Ventilação do ambiente
As orquídeas necessitam de locais arejados. Evite, porém, a ventilação muito forte, que pode derrubar os vasos e danificar suas plantas.
7. Adubação das orquídeas
Utilize um desses adubos foliares (líquidos) que se encontram na seção de jardinagem de todos os supermercados. Adicionar algumas gotas à água com que será feita a vaporização, no caso de usar pequenos pulverizadores. Procure molhar sobretudo a parte inferior das folhas de sua orquídea, pois é aí que se encontram os estômatos, que absorvem água e nutrientes.
8. Pragas e doenças em orquídeas
Se as plantas forem cultivadas de uma forma adequada, elas estarão mais resistentes a pragas e doenças. Se não houver excesso de umidade, por exemplo, dificilmente os fungos irão atacar. De qualquer modo, previna-se. Um dos grandes inimigos do cultivo de orquídeas são as cochonilhas. Esses pequenos organismos sugam a seiva da planta e podem matá-la se não forem combatidos. Quem possui poucas plantas pode catá-los, um a um, antes que se propaguem. No caso de uma coleção maior, haverá necessidade de apelar para os defensivos. Dê preferência às fórmulas naturais, pois os produtos químicos industrializados costumam ser tão prejudiciais às plantas quanto a quem as cultiva. Veja esta receita para combater as pragas com um defensivo natural. É recomendável consultar uma pessoa que tenha experiência com produtos naturais.
9. Anote o nome da espécie de sua orquídea numa plaqueta
Também é interessante atribuir-lhe um código (numérico ou alfanumérico, como queira), para facilitar a identificação no caso de uma coleção de médio ou grande porte. Um desafio que os orquidófilos enfrentam é memorizar o nome de suas plantas, quase todos em Latim ou latinizados – raramente as orquídeas têm nomes populares. Mas isto termina se tornando um excelente exercício de memória. Desenvolva igualmente o hábito de anotar a data da floração de cada planta. Se ela não voltar a florescer na mesma época, no ano seguinte, isto pode ser um sinal de alerta: talvez ela esteja com algum problema. Examine, então, as condições de irrigação, luminosidade, ventilação, etc.
10. Freqüente uma associação de orquidófilos
É o local mais apropriado para trocar idéias, tirar dúvidas sobre o cultivo de orquídeas e, de quebra, fazer novas amizades. Procure tirar proveito do convívio com os orquidófilos mais experientes. Na grande maioria, eles adoram repartir seus conhecimentos (conhecimentos que, aliás, serão sempre incompletos, pois, em se tratando de orquídeas, eternamente, todos têm algo para aprender).
Quer aprender mais sobre cultivo de orquídeas?
Adquira a nossa Cartilha de Cultivo. Escrita pelo professor e jornalista Italo Gurgel – orquidófilo de longa data e estudioso das orquidáceas, que já proferiu palestras sobre o tema no Brasil e em Portugal – a Cartilha é uma obra essencial para quem está ingressando no universo das orquídeas. Você vai aprender, em linguagem simples e descomplicada, todas as informações necessárias para cuidar bem das suas orquídeas.
Cadastre-se para receber nossas notícias por e-mail. Acompanhando as notícias do Orquidofilos.com, você se mantém informado das principais notícias e exposições de orquídeas que acontecem no Brasil e em Portugal.
Olá ! Parabéns pelo site ! Na verdade é minha mãe que é apaixonada por orquídeas, mas ela ainda está engatinhando nesta arte. Gostaria de saber como inscrever ela na Associação Cearense de Orquidófilos.
Ana Cristina Braga Paulino – Fortaleza – Ce
Olá, não conhecia o site, adorei. Já me inscrevi para receber notícias. Estou empolgada para cultivar orquídeas. Já possuí uma a muito tempo,
mas como tive que mudar de cidade, doei a minha para uma amiga. Agora resolvi cultivá-las, pois adoro plantas e em especial as orquídeas.
Um abraço e parabéns pelo site.
Neire Bezerra
Olá!!!! Gostei muito do site também. Fui visitar O I FestOrquídeas aqui em Fortaleza e já virei um fã das orquídeas, acabei comprando uma Phalaenopsis – D. But ching, mas não entendo nada de orquídeas, nem de como cuidar dela. Gostaria de mais informações sobre a mesma e sobre cultivo de orq. em apartamento, pois pretendo obter muitas outras.
Agradeço qualquer ajuda.
Olá amantes da mais linda das flores, achei o site por acaso e descobri quase uma família. Voces falam a mesma língua que eu.
Por vezes me sinto deslocada com minha paixão pelas orquídeas e meus familiares nã entendem, eles só sabem que quando querem me agradar muito basta me dar uma orquídea ‘diferente’ das que tenho.Ganhei minha primeira Cattleya tem 2 anos e daí nasceu um amor.Moro no interior de Minas Gerais e aqui são todas difíceis e caras, mais sempre que posso adiquirir mais uma criança (é como as chamo) fico muito feliz. Abraços a todos e que suas crianças floreçam muito.
Olá, descobri este site recentemente procurando no google por ciclo evolutivo das orquideas, pois tenho cada vez mais dúvidas. Achei o site muito bem elaborado e já me cadastrei. Gostaria de receber informações sobre cursos mais completos aí no Ceará, pois é um local que não conheço e seria interessante ir aí fazer um curso e conhecer a cidade. Moro em Cabo Frio e aqui não tem associação nem outros orquidófilos amadores como eu. Um grande abraço e sucesso . Selma.
olá estou no inicio de cultivo de orquideas, tenho 48 plantas e adoro cultivalas,hoje estou com 9 plantas florindo e estão lindas.gostaria de estar sempre recebendo novidades de vcs´,um abraço!
Boa tarde!
Estou começando a cultivar orquideas, por robi, não para comercio, no momento eu tenho 17 vasos, algumas delas são: denbrobium, catleya, oncidium, rodriguesia, phalaenopsis, etc..
Gostaria de saber, como se faz cruzamento de orquideas?
Obrigada!
Mayse, procure uma associação orquidófila em sua cidade. Geralmente durante as reuniões orquidófilos ensinam como cultivar, fazer polinização e semeadura de orquídeas. Nós da ACEO já tivemos algumas aulas bem proveitosas. Vera
André,
Para receber novidades do site, baste se inscrever na própria página, registrando seu e-mail. Vera
fiquei apaixonado pela beleza desta planta.Dei uma de presente para minha esposa e ela adorou.
sou do rio de janeiro.
Guilherme, você presenteou a sua esposa com uma Cattleya labiata? É uma pessoa de fino bom gosto. Parabéns! Vera Coelho
Sou da cidade de Oliveira-MG,cultivo espécies da minha região e queria receber algumas mudas de espécies de sua região.Se houver interesse de algum associado antecipo meus agradecimentos e saudações orquidófilas.
José Maria,
Relacione as orquídeas que tem para troca e envie para o e-mail: aceo1977@yahoo.com.br, para que os associados tomem conhecimento e se interessem pela troca. Agradecida, Vera
moro em Uruará na tansamazônica, tenho algumas orquídeas e gostaria de obter informações sobre substrato para a coelogyni,
Abraços e saudações amazônicos.
Delídio,
Uso mesmo pedra, sphagnum e casca de pinus misturados, como nos outros! Coelogyne requer um sombreamento de 70% e regas constantes.
Vera Coelho
eu adoro esta maravilhosa terapia estou começando cultivar orquideas preciso de apoio por favor me ajudem.
parabens pelas mais lindas flores .
as dicas me ajudaram muito .
abaços ….
Tereza, venha se reunir conosco na Casa de José de Alencar, sempre no 3º sábado de cada mês. É um aprendizado. Teremos o prazer de recebê-la. Abraços, Vera Coelho
Gosto muito de orquideas, tenho duas já com flores , preciso identificá-las, quero adquirir mais,algumas dicas agradeço. Francisco. ATALAIA PR.
Francisco J. A. Faria, envie-me as fotos de suas orquídeas que tentarei identificá-las. Meu e-mail é: veracoelhov@gmail.com
OLÁ… ENTREI NO SEU SITE POR ACASO, POIS SOU PAISAGISTA E TENHO UM PEQUENO VIVEIRO DE ESPÉCIES ORNAMENTAIS, PARA MEU USO EM PAISAGISMO, ADOREI SENTIR O CARINHO Q TENS PELAS ORQUIDEAS, E EU TB AMO DMAIS ESSAS ESPÉCIES, ACABEI ADQUIRINDO ALGUMAS EM EXPOSIÇÕES E CUIDO BEM DELAS, SO Q ACABEI DE GANHAR UMA Q NUNCA VI EM NENHUM LOCAL, AS FOLHAS SÃO LARGAS E ELA É DE TAMANHO GRANDE.. GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA COLOCA-LA EM UM LUGAR BEM FAMILAR.. VISTO Q NÃO CABE EM ÁRVORES POR SER TÃO GRANDE… OBRIGADO SE PUDER ME AJUDAS
Ola pessoal, eu possuo uma especie de orquidea que até agora não consegui identificala, faz 30 dias que procuro noticia sem respostas.
quem se interessar me passa um email que eu mando umas fotos que tirei. Sou de Florianópolis, eu tenho essa musa a anos e nunca tinha dado flores, fas uns 25 dias ele me deu um cacho de flores lindas, com cores vivas e robustas.
agradeço muito… Rafael Nunes
segue email:
boy_carinha_show@hotmail.com
Amei esse site, é muito proveitoso, principalmente para iniciantes como eu, sou apixonada por flores especialmente orquídeas. Moro no litoral pernambucano, aqui no verão é quente demais, por isso gostaria de saber se tem alguma possibilidade de eu poder cultivar orquídeas que são de clima frio. Só possuo catleyas, intermédia e lobatae também Dendrobium moscatum e fimbriatum. As catleyas já floriram mas os Demdrobiuns ainda não. será que eles florarão?
Parabéns pelo site,
Sou apaixonada por orquideas, mas moro no RJ e o
clima é muito quente, por isso acabei de comprar
uma phalaenopsis e espero que ela se adapte em meu lar, estou tentando engatinhar nesse cultivo.
Tenho grde admiração por todos vocês orquidófilos,
Miriam, RJ
Ola pessoal, paz e luz!
Amei o site e gostaria se possível, que vocês me informassem uma técnica simples para germinação de sementes de orquideas que fosse eficiente pois preciso salvar algumas orquideas na minha região!
Um abraço a todos!
Sou neófito em orquidofilia. Gostei muito dessas dicas, e preciso aprender mais e mais.
alguem sabe de alguma associação no Centro Oeste? Sou de Cuiaba-MT.
Mauricio C.
OLÁ!
EU QUERO INICIAR O PLANTIO E CULTIVO DE ORQUIDEAS, POREM ESTOU COM MUITAS DUVIDAS EM RELAÇAO COMO COMEÇAR? DEVO COMPRAR SEMENTES OU JÁ MUDAS?
POIS O MEU DESEJO É ACOMPANHAR TODOS OS CICLOS DE VIDA DAS ORQUIDEAS!
QUEM PODER ME AJUDAR SEREI ETERNAMENTE GRATO – fitness@reccopraia.com.br
Eduardo
Paz
Amo orquideas .
Gostaria que alguem pudesse me ensinar a plantar estas maravilhas da natureza em tronco de árvoras.
Quem puder me ensinar agradeço muuuuito.
bom dia amo as orquideas, gostaria de saber como faço para adiquirir tecnicas de reproduçao, sou um oquidofilo iniciante, e oq tiverem de informaçao para mim é de muita importancia
grato
Eu ganhei uma orquídea presa a um galho (este galho foi tirado da árvore).
Agora gostaria de saber como cultivá-la, como tratá-la para não morrer. Devo colocar o galho em um vaso com água? Qual a melhor forma?
fico encantada com a beleza das orquideas gostaria de cultiva-las, moro no sitio nao sei como fazer e quais especies que devo cultivar na minha regiao.
Olá obrigado por me ajudar com suas dicas, por favor gostaria de saber como fazer florir sapatinho de boneca ela deu 2 vezes flor agora ela não der mais dar, minha sogra tem uma orquidea de folhar larga e grande mas ela não consegui fazer florir nem sabemos que tipo é, se puder me ajudar ficarei muito grata.
Que Deus abençoe sua vida e família
Adorei saber que posso fazer perguntas. Tenho 155 orquídeas não sei como adubar corretamente e todas as vezes que coloco inseticida elas ficam sentidas gostaria de saber nome de adubo e inseticida grata.
Irani, por que não usa um produto natural ou invés de inseticida? Deixe o alho e a pimenta do reino em infusão no álcool por uma semana, em vidros separados. Depois disso, pegue uma colher de cada um e acrescente um litro de água e pulverize sobre suas orquídeas. Verá que os insetos vão embora e se tiver alguma praga, desaparecerá. Abs, Vera
Senhores oquidófelos,antes de mais nada parabens pelo maravilhoso gasto que voces tem
Gostaria que voces me enviassem uma mensagem por imail como posso cuidar melhor das minhas orquideas pois sou novato no ramo de orquidófelo
Boa tarde.Amo orquideas comecei cultivá-las esse ano, costumo chamá-las de minhas meninas. Gostaria que algém me ajudasse e me respondesse o mais rápido possível. Replantei algumas orquideas e verifiquei que uma delas está com uma folha enrolada como se estivesse seca, alguém pode me dizer do que se trata e o que devo fazer. Me ajudem pois tenho medo de perder a minha menina. Obrigado, aguardo resposta.
adorei este site, ganhei uma muda e estava curiosa nao sabia qual adubo usar. se possivel me mandem dicas atraves de e-mail,pois pretendo adquirir outras especies.
Estou conhecendo o site, que muito está me agrandando.
Comecei a cultivar orquídeas porque descobrí nelas uma das expressões da infinita sabedoria do Criador.
Hoje, não consigo passar um único dia sem tocar e apreciar uma planta. É meu antídoto contra o os problemas diários.
Alguém poderia me informar o que ocasiona o avermelhamento das folhas da blc greenwich elmhurst? Agradeceria muito a ajuda.
Descobrí o Site ao navegar nos assuntos de orquidofilia. Parabéns pela iniciativa, e espero aproveitar bastante de seus ensinamentos. Como sou “newcomer” em criação de orquídeas, sua ajuda será muito bem-vinda.
Abraços do Theóphilo, de Campinas, SP.
olá entrei no site e gostei muito, eu adoro as orquideas tenho tres vazo que comprei gostaria de saber se ten alguein de vcs que me poden doar algumas muda. pois serei muito grata. obrigada
Bom dia,Encontrei vcs atravez de uma revista que comprei no IIfestorquideas que visitei ontem.Gostei muito do evento e adquiri algumas.Ja tenhos outras a algum tempo,algumas fixada em arvores outras em vazos,mas nao sei como adubalas corretamente(apesar delas florarem anualmente)e pricipalmente como combater as pragas(a conchinilhas se ospedou aqui em cas e nao quer ir embora)gostaria de receber orientacao .Ficarei agaradecida,pois amo essas flores.Moro em Fortaleza e nao sei se o clima aqui nas dunas e favoravel para minhas lindinhas.Fico esperando pelas dicas de vcs.Desde ja obrigado
Estou adorando o site das orquídeas.Sempre adorei-as, como possuidoras de rara beleza e sublime encanto.Mas foi depois do encontro no dragão do Mar que resolvi a cuitivá-las novamente. Já tive uma mas ela não sobreviveu.
Gostaria também de conseguir o adubo a base de casca de qrroz e raspa de côco.
Sempre fui uma apaixonada por orquidea .
A beleza das folhas, cores , leveza das pétalas , o perfume que algumas exalam tudo isso me fascina.
Costuma tratá-las como minhas meninas.
Meu cultivo é por prazer e não comercial mas quando aparece exemplares diferentes procuro sempre fazer trocas.
Moro em Cambé , estado do Paraná e gostaria de fazer-lhes uma pergunta: tenho uma espécie que dá flores em cachos de flores de cor esverdeado mas exala um cheiro ruim , quase como uma carniça,um chulé , não sei definir direito. Que espécie de orquidea é essa?
Bom dia !!!!!!!!!!!
Minha primeira orquídea foi dada por meu marido no dia dos namorados de 2007.
No mesmo ano ela floreceu em outubro…então a apaixão tomou conta de mim…estava morando no interior da Bahia.
Em fevereiro desde ano ganhei 4 exemplares vindas de Cachoeiro de Itapemirim – ES, todas sem flores…coloquei-as em xaxim, mas sabia se era para colocar mais algum abudo ou coisas assim.
Agora estou de volta a minha terrinha “Fortaleza” e estive no II FestOrquídeas e adquiri algumas espécies, fiquei maravilhada!!!!!
Agora, algumas flores já mucharam e outras caíram, porém noto que o vaso que vieram está ficando pequeno, o que devo fazer? Fiz aquela pequena oficina com seu Waldir Leite no Dragão do Mar, mas ainda não me sinto segura para manuseá-las e também identificá-las.
Me cadastrei neste site e quero me associar!!!Alguém pode me ajudar???
Se tiver algum lugar onde eu possa levá-las para fazerem a divisão e identificação, por favor me avisem e se possível rápido…das que trouxe do Espirito Santo só restou uma e não quero perdê-la.
Muito obrigada, ficarei esperando a resposta.
paulavmonte@yahoo.com.br
Vera Coelho,
Quanto de alho, pimenta e álcool em casa vidro devem ser colocados separadamente????
Estive com você no II FestOrquídea, parabéns pela premiação!!!!!
Obrigada,
paulavmonte@yahoo.com.br
Paula, uma cabeça de alho e 100 g de pimenta do reino. Uma garrafinha de 500 ml de álcool.
Vou lhe fazer um convite:
seja uma associada da ACEO. Você aprenderá muito e em pouco tempo estará repassando os conhecimentos. Nos reunimos no terceiro sábado de cada mês, às 15:30h, na Casa de José de Alencar. Amanhã, dia 20/12/2008 teremos a última reunião do ano. Em janeiro estaremos de férias, só retornando em fevereiro com todo o gás, para trabalharmos para mais um ano de sucesso. Venha vestir a camisa da ACEO!
Tebho uns dendrobins que nao florece aqui tais como fimbriatum, thirssiflorum, densiflorum, onde morao, joao pessoa Pb e quente, chega no verao a ter 28 graus, gostaria de saber se ainda devo ter esperança com esses dendrobiuns de florecerem.
Aqui florecem bem os denfhals, anosmum, crizantum,dalhousianum, gatun sun ray, alguns nobile hibridos.
Me de alguma dica pra fazê-los florecer pois achos -os lindos.
Gostei muito das dicas de cultivo desta maravilhosa planta que é as orquídeas, eu estou cultivando algumas espéciae aqui em casa mesmo, muitas são nativas aqui do pantanal mesmo, eu moro aqui em Miranda/Salobra no Pantanal MS.
Espero receber notícias de vocês sobre orquídeas.
Abraços.
Varcilei.
Newton, que prazer vê-lo por aqui. Olha, as vezes me pergunto se estes Dendrobiuns e outras orquídeas florescem aqui. Orquidófilo é persistente, não desiste fácil e paciência também é uma de suas características. Vamos esperar, um dia, quem sabe, eles resolvem nos presentear com uma floração, mesmo que modesta. Abraços, Vera Coelho
sempre amei demais as orquideas mas só agora senti coragem de ter uma,comprei florida e agora fazem 30 dias todas as flores cairam,o que faço?