Dicas de cultivo de orquídeas

Cultivo de orquídeas
Cultivo de orquídeas em exposição (Foto: Harvey Barrison)

Você ama a natureza? Tem interesse especial pelo cultivo de orquídeas? Tem paciência para esperar um ano que uma planta floresça? Cultivar orquídeas é mais fácil do que se pensa. Leia nossa matéria especial e junte-se a nós. Seja um orquidófilo.

As 10 principais dicas de cultivo de orquídeas

1. Na grande maioria, as orquídeas brasileiras são epífitas

As orquídeas epífitas crescem presas às árvores, sem, contudo, roubar delas quaisquer nutrientes. As raízes são usadas apenas para fixar a planta no caule das árvores.

2. Não colete ou adquira plantas oriundas das matas

As orquídeas já foram bastante dilapidadas pelos mateiros e colecionadores gananciosos. Procure adquiri-las de empresas produtoras de mudas ou de orquidófilos que tenham plantas disponíveis. Diga não às orquídeas coletadas do mato.

3. Escolha espécies de orquídeas adaptadas à sua região

Como as orquídeas florescem apenas uma ou duas vezes por ano, é interessante possuir várias espécies diferentes (cujo ciclo de floração costuma ser também diferente). Isso aumenta as chances de ter sempre alguma planta florida. Ao escolher o que vai cultivar, dê preferência às espécies de orquídeas que crescem na sua região. Se você mora no Ceará, confira as orquídeas que já foram catalogadas na região.

4. Irrigação das orquídeas

Mantenha o vaso úmido, jamais encharcado. É mais fácil matar uma orquídea por excesso do que por falta d’água. Não colocar pratinho com água debaixo do vaso, pois as raízes poderão apodrecer. Molhe abundantemente duas ou três vezes por semana, deixando a água escorrer totalmente. Nos outros dias, basta vaporizar as folhas de manhã cedo ou no final da tarde, quando a planta não estiver sob o sol.

5. Luminosidade do ambiente

Instale suas plantas em locais onde elas possam ser banhadas pelo sol no horário da manhã (até as 9 horas) ou no final da tarde (depois das 16 horas). Se a planta não tomar sol, ela não vai florescer. As orquídeas podem ser fixadas também no tronco de árvores, desde que estas não tenham uma sombra muito densa, como as mangueiras. O problema é que, quando florescerem, elas não poderão ser levadas para dentro de casa. Aliás, é recomendável manter os vasos, o máximo possível, na mesma posição e local.

6. Ventilação do ambiente

As orquídeas necessitam de locais arejados. Evite, porém, a ventilação muito forte, que pode derrubar os vasos e danificar suas plantas.

7. Adubação das orquídeas

Utilize um desses adubos foliares (líquidos) que se encontram na seção de jardinagem de todos os supermercados. Adicionar algumas gotas à água com que será feita a vaporização, no caso de usar pequenos pulverizadores. Procure molhar sobretudo a parte inferior das folhas de sua orquídea, pois é aí que se encontram os estômatos, que absorvem água e nutrientes.

8. Pragas e doenças em orquídeas

Se as plantas forem cultivadas de uma forma adequada, elas estarão mais resistentes a pragas e doenças. Se não houver excesso de umidade, por exemplo, dificilmente os fungos irão atacar. De qualquer modo, previna-se. Um dos grandes inimigos do cultivo de orquídeas são as cochonilhas. Esses pequenos organismos sugam a seiva da planta e podem matá-la se não forem combatidos. Quem possui poucas plantas pode catá-los, um a um, antes que se propaguem. No caso de uma coleção maior, haverá necessidade de apelar para os defensivos. Dê preferência às fórmulas naturais, pois os produtos químicos industrializados costumam ser tão prejudiciais às plantas quanto a quem as cultiva. Veja esta receita para combater as pragas com um defensivo natural. É recomendável consultar uma pessoa que tenha experiência com produtos naturais.

9. Anote o nome da espécie de sua orquídea numa plaqueta

Também é interessante atribuir-lhe um código (numérico ou alfanumérico, como queira), para facilitar a identificação no caso de uma coleção de médio ou grande porte. Um desafio que os orquidófilos enfrentam é memorizar o nome de suas plantas, quase todos em Latim ou latinizados – raramente as orquídeas têm nomes populares. Mas isto termina se tornando um excelente exercício de memória. Desenvolva igualmente o hábito de anotar a data da floração de cada planta. Se ela não voltar a florescer na mesma época, no ano seguinte, isto pode ser um sinal de alerta: talvez ela esteja com algum problema. Examine, então, as condições de irrigação, luminosidade, ventilação, etc.

10. Freqüente uma associação de orquidófilos

É o local mais apropriado para trocar idéias, tirar dúvidas sobre o cultivo de orquídeas e, de quebra, fazer novas amizades. Procure tirar proveito do convívio com os orquidófilos mais experientes. Na grande maioria, eles adoram repartir seus conhecimentos (conhecimentos que, aliás, serão sempre incompletos, pois, em se tratando de orquídeas, eternamente, todos têm algo para aprender).

Quer aprender mais sobre cultivo de orquídeas?

Adquira a nossa Cartilha de Cultivo. Escrita pelo professor e jornalista Italo Gurgel – orquidófilo de longa data e estudioso das orquidáceas, que já proferiu palestras sobre o tema no Brasil e em Portugal – a Cartilha é uma obra essencial para quem está ingressando no universo das orquídeas. Você vai aprender, em linguagem simples e descomplicada, todas as informações necessárias para cuidar bem das suas orquídeas.

Cadastre-se para receber nossas notícias por e-mail. Acompanhando as notícias do Orquidofilos.com, você se mantém informado das principais notícias e exposições de orquídeas que acontecem no Brasil e em Portugal.

479 comentários em “Dicas de cultivo de orquídeas”

  1. Vera,possuo um Symbidium ha pelo menos 4 anos,ano passado e este ano ela soltou um botão,porém ele não chegou a abrir,secou e caiu.Sabe me dizer o que está acontecendo?
    A planta está em um vaso de barro.
    Abraços,Rosemaire.

    Responder
  2. Em primeiro lugarpesso desculpas por usa o e-mail do meu esposo é que não consegui ainda fazer o meu, estou presisando saber porque as minhas orquideas que tenho elas dão as astes e as fores não saem de dentrodos velcos e em sequencia elas morrem estou muito triste por favor quem souber me ajudem obrigada.Franca sp.

    Responder
  3. Rosemaire,
    Cymbidium é uma orquídea terrestre. Devemos usar vasos de plástico fundos e um substrato rico em matéria orgânica. Misture pedaços de isopor, terra preta, húmus de minhoca em menor proporção e casca de pinus. Daqui para frente sua orquídea se desenvolverá melhor. Abs,

    Responder
  4. Rosa,
    Pelo que entendi as flores dos seus Dendrobium abordam antes de abrir. Será que os botões florais foram molhadas ou adubadas? Observe. Quando a espata ou a haste se formar, separe das demais e regue somente o substrato e suspenda a adubação. Abs,

    Responder
  5. olá,
    Gostei muito do site, e gostaria de obter mais informações sobre cultivo, propagação in vitro por semeadura, defederei minha monografia e gostaria de saber mais sobre o assunto que gosto muito.
    Gostaria de saber se é viável fazer minha monografia em relação a micropropagação in vitro de CATTLEYA e se demora muito a plântulas se desenvolverem.

    Responder
  6. Olá, adoro orquídeas, tenho 17 mudas na sua maioria são CATTLEYA, de cores variadas. Gostaria de saber mais para poder cuidar melhor delas. Devo dizer que meu marido também se apaixonou pelo mundo das orquídeas, até tem um xodó que tem o nome popular de chuva de ouro.
    Desde já agradeço se me mandarem dicas sobre cultivo e como separar as mudas corretamete.
    Grande beijo!!!!

    Responder
  7. sueli ap galvão sou louca por orquideas e gostaria
    de trocar informações com outras pessoas tenho um pequeno orquidario cultivo plantas da minha região e de outras parte do país fico muito grata pela ateção

    Responder
  8. sou de Guaratã do Norte MT
    no estremo do norte do mato grosso
    e gosto de cultivar oquideas amo essas lindas plantas mais uma vez muito OBRIGADO

    Responder
  9. Olá.
    Estava eu hoje olhando alguns sites de fotos de orquídeas, quando surpreendentemente reconheci uma igualzinha a minha, mas devo adiantar que eu não sabia o nome de sua espécie. Pois bem, trata-se de uma Miltoniopsis que eu tenho a quase um ano. Quando a comprei estava linda e toda florida, mas quando chegou em casa parece q ela não gostou do lugar. Nesse site em que vi a foto havia uma informação de q essa espécie é bem difícil de cultivar. O q faço já q sou caloura nesse assunto. Quem puder me ajudar, agradeço.
    Grande bj.

    Responder
  10. Gostaria de saber como faço para fazer parte dessa associação.Fiquei muito curioso,e quero saber mais a respeito dessa planta maravilhosa.

    Responder
  11. Ribamar,
    Você será bem vindo na ACEO. Basta comparecer as reuniões mensais, que acontece no terceiro sábado de cada mês, na Casa de José de Alencar, a partir das 15h. Ao fazer a inscrição você passa a contribuir por mês com um valor simbólico, ao mesmo tempo concorre aos sorteios de orquídeas doadas pelo Orquidário Santa Bárbara, sem falar dos cursos, palestras, acesso a biblioteca e o convívio gostoso com os membros desta simpática associação.
    Vera Coelho

    Responder
  12. Gesiane,
    Para seu conhecimento, as plantas do género Miltoniopsis são orquídeas de temperaturas frescas originárias das zonas elevadas dos Andes da Colômbia, Panamá e Equador. São orquídeas vistosas , conhecidas nos EUA como orquídeas amor-perfeito devido à sua semelhança com a flor de jardim com esse nome e estão rapidamente a ganhar popularidade. As espécies de climas quentes, mais especificamente as do género Miltonia, são originárias do Brasil, da área de Minas Gerais, e assemelham-se mais a Oncidium. As suas flores têm frequentemente padrões brilhantes.
    Não é que sua orquídea não tenha gostado de você ou do lugar que estava em sua casa. Por ser uma orquídea de clima extremamente frio, com certeza não aguentou a temperatura da sua cidade. Já as do gênero Miltonia se adaptarão melhor ao clima brasileiro. Abs, Vera Coelho

    Responder
  13. entrei por acaso no site de voceis e gostei muito tenho já 3 anos dendobrions simbidios catleias vandas micro orquideas de de tres especies so não sei os nomes cientificos das mesmas inclusive uma delas esta florindo. josé

    Responder
  14. José, visite sempre nosso site, temos sempre novidades e boas dicas. Quanto a identificação de suas fotos, só com fotos. Se você puder enviar para meu e-mail tentarei identificar as espécies. Abraços, Vera Coelho

    Responder
  15. Bom dia, Italo, fiquei extremamente feliz em receber suas dicas.espero ainda poder mandar fotos de minhas orquideas todas floridas.muito obrigado pelas e parabens pelo trabalho de vocês.estarei atenta a qualquer novidade.
    abraços !

    Responder
  16. Procurando informações sobre uma orquídea nova que ganhei encontrei o site de vocês. Adorei, muito bem elaborado. Gostaria de receber dicas , informações e novidade sobre sobre cultivo das orquídeas. Amo muito estas plantas mas só comecei a cultiva-las a pouco tempo. As últimas plantas que ganhei vieram com o nome de Anachelium, uma é branca e a outra lilas bem clarinho. Procurei por esse nome no Google para cataloga-las mas nada encontrei. Existe mesmo este nome? Por favor me informem.
    Abraços, Valdelice

    Responder
  17. Valdelice,
    Os nomes de nossas orquídeas estão sofrendo modificações pelos taxonomistas, enquandrando-as em outros gêneros. É o caso da Prosthechia, que passou para o gênero Anacleilium. Sua orquídea deve ser esta, quem sabe a Anacleilium fragrans ex-Prosthechia fragrans.
    Abraços,
    Vera Coelho

    Responder
  18. Olá sou orquídofilo inciante fico procurando novidades, vi este site e achei muito interesante as Catleyas labiatas, sou de Santa Catarina gostaria de saber das chances delas se adptaren por aqui já que é muito frio sendo elas as rainhas do nordeste?
    Abraços
    Otoniel Alves

    Responder
  19. Otoniel,
    A Cattleya labiata habita a uma altitude em torno de 800 m do nível do mar. Em Santa Catarina existem excelentes orquidários comerciais onde a Rainha do Nordeste pode ser encontrada, citando apenas dois dos que conheço: o Orquidário Purpurata em Joinville e o Orquidário Carlos Gomes, em Florianópolis.
    Abs,
    Vera Coelho

    Responder
  20. OLÁ, TAMBÉM SOU UMA APAIXONADA POR ORQUIDEAS E QUERIA ME ASSOCIAR PARA SEMPRE ESTA ADQUIRINDO EXPERIÊNCIAS MAS MORO NO RJ E AINDA NÃO ACHEI NENHUM LUGAR NO RJ POR ISSO FICO ATRÁS DE SITES QUE POSSAM ME AJUDAR POIS TENHO 39 MUDAS MUITOS LINDAS MAS PRECISO DE MUITAS DICAS.

    Responder
  21. já coleciono há 4 anos tenho algumas espécies de cattleyas como:mestitoglosa,glanulosa.e enciclias,falianopolis,dendobrium,ceboleta,catassetum,catteleya leopold,gutata,sobralea,brassavola grande e pequena.

    Responder
  22. Meu marido cultiva há alguns anos,orquideas e o sonho dele é criar um orquidário, porém ainda não possuímos espaço…mas na casa há espécies de várias orquideas para todos os lados… ele cuida delas com muito amor e carinho…gosto muito de observá-lo cuidando,queremos nos associar para adquirirmos mais experiência e continuar a cuidar das belas e perfeitas orquideas.

    Responder
  23. Marcele, que tal você e seu marido virem fazer parte da ACEO? Na associação vocês aprenderão a cultivar melhor, terão cursos, oficinas, palestras, sem falar nas trocas de informações. Nos reunimos no terceiro sábado de cada mês, na Casa de José de Alencar, a partir das 15h. Abs, Vera Coelho

    Responder
  24. Olá Boa noite
    Gosto de ver o vosso site embora esteja muito longe de vós. Habito em Portugal na maravilhosa Cidade de Coimbra.
    Tenho uma grande paixão por Phalaenopsis e neste momento tenho uns 40 vasos das mesmas além de ter orquideas de várias espécies. Mas as duas Vandas que neste momento possuo não estão muito bem pois as folhas estão a murchar embora todos os dias sejam pulverizadas. O local onde estão a temperatura é de 20 a 25º e tem uma janela sempre aberta. Gostava que me informassem para o que poderei fazer, e se a rega que lhes faço está correcta.
    Os meus respeitosos cumprimentos para todos .
    Gena Castanheira

    Responder
  25. Boa tarde, Vera.

    Há um ano e meio comprei uma vistosa muda de Cattleya, desde então já soltou 2 novos brotos e nem sinal de flores. Quem olha pra ela acha a coisa mais linda com brotos enormes e saudáveis. Moro no interior de São Paulo, onde o clima varia um pouco o que quer dizer que o verão é bem quente e o inverno é bem frio.
    Elá está em um vazo plástico com substrato, o que será que pode estar acontecendo?
    Ah, mais uma coisa, eu procuro molhá-las com água de chuva. Eu represo a água quando chove e utilizo para molhar minhas plantinhas.

    Desde já agradeço por sua ajuda.

    Bjs!!!

    Responder
  26. Boa noite. Moro na região dos lagos e a mais de um ano que cultivo algumas orquideas, umas ganhei e outras adquiri em exposições. Gostaria que me ajudassem pois estou com problema com uma das minhas orquidea e não sei o que fazer. As folhas da minha orquidea na parte debaixo ficam arroxeadas e os brotos saem escuro, mas ela está viçosa o que pode ser, o que devo fazer. Uma vez por semana borrifo com sulfato de cobre . alguém pode me orientar. Obrigado.

    Responder
  27. Tenho algumas mudas de simbidio e não florescem. Quero saber como cultivar e fazer florescer.
    Também quero receber as ofertas de orquideas, pois tenho algumas só por hobby e adquiro qdo o preço é acessivel.

    Att.
    Ivete Zardo

    Responder
  28. OI PARABÉNS PELO SITE ADORO ESSAS PLANTAS MAS NÃO TENHO SORTE,SERÁ O CLIMA QUENTE AQUI DO NORDESTE?AGORA GANHEI UMA AS FLORES SÃO ROXAS.ME AJUDEM A MANTE-LA VIVA.POIS PRETENDO ADQUIRIR MAIS UMA OU UMAS POIS É O QUE IREI PEDIR DE PRESENTE DE ANIVERSÁRIO.

    Responder
  29. ola! encontrei este site por acaso preciso de ajuda, adoro orquideas de vaso mas elas acabam morrendo para minha mior decepçao comprei 5 vasos ja com flores a dois meses mas ja cairam todas as flores, ganhei uma muda de de uma amiga faz seis meses e esta como no dia em que plantei nao desenvolve,moro em apartamento mas deixo na sacada. tenho uma chacara que ja cultivo orquideas nativas e me dou bem estao agora todas com cachos de botoes planto nas arvores e nos chaxins nativos que tem muito em minha chacara com musgo de arvore. nao sei se estou fazendo certo pretendo formar um orquidario. mas nao sei por onde começar . Deus abençoe o trabalho de voces. curitiba Pr.

    Responder
  30. porque a minha catleia aparece folhas novas, passa a epoca da florada e ela nao da flores. Ela esta em local ventilado e com sol. Sera que é porque ela esta tomando o sol do meio dia? As folhas dela estao muito bonitas.

    Responder
  31. Estou iniciando agora minha coleçãozinha de orquideas, tenho várias especias que vim adiquirndo há um ano, porem cuido delas sem nehuma tecnica sómente lendo nos sites. gostaria de me assosiar para melhor entendimento e para fazer o cultivo certo destas cositas que são meu maior passatempo. Fico mto agradecida, bjos atodos

    Responder
  32. Ola! gostaria de fazer semeadura das sementes de orquideas, se voce puder me orientar eu agradeço muito aguar do sua resposta, sou iniciante, quero fazer semeadura no vidro de cultura .Grata………

    Responder
  33. Olá!sou de Macaé- RJ e gostaria de parabenizar a todos que fazem deste site um cantinho especial para aqueles que adoram essas aravilhas divinas que são as ORQUIDEAS.
    Bom, comecei a minha paixão com uma tarefa muito dificil…ao invés de comprar orquideas lindas e saudaveis, comprei umas mudas com raízes marrons e secas, folhas machucadas, amareladas, arranhadas e com algumas pintas pretas o senhor que me vendeu não sabe que especie que é nem a coloração das flores, a primeira vista achei que não iriam sobreviver e agora com muito carinho e dedicação estão surgindo novas raizes e ate folhas novas e aguardo anciosamente para poder conhecer as flores.
    Gostaria de saber se posso podar as hastes que estão com as folhas danificadas, pois acredito tb que tenham fungos , junto com os novos brotos tb apareceram formigas.
    grata

    Responder
  34. ola, eu amo orquideas e tenho 06 vasos em casa, porem moro em apartamento e nao tenho muito espaço, mas trato elas com todo carinho e vibro com cada brotinho novo e nao vejo a hora de ver elas em flor.Queria saber mais quanto a poda das raizes e tambem quando fazer e que vaso seria o ideal para cada especie.

    Responder
  35. gosto muito de orquideas mais nao tenho nenhuma noçao de lidar com elas vivo complando plantas eleas morrem ou nao florescem mais tenho algumas mudas que plantei no tronco do proprio xaxim que temos em nosso sitio mais ainda nao sei se vai dar certo porque sao mudas eu queria sabe como adubalas quando estao em troncos; se puder me mandar uma dica fico muito agradecida.

    Responder
  36. Gostaria de ajudar um amigo. Ele tem um orquidário c/cobertura de sombrite. Ele acha q. está passando muita agua de chuva e quer cobrir com plástico. A estrutura é de metal. Qual concelho devemos dar.
    Qual é a estufa ideal?
    Grasta

    Responder
  37. Gostaria de ajudar um amigo. Ele tem um orquidário c/cobertura de sombrite. Ele acha q. está passando muita agua de chuva e quer cobrir com plástico. A estrutura é de metal. Qual concelho devemos dar.
    Qual é a estufa ideal?
    Grata

    Responder
  38. eu e meu esposo adramos essas flores chamadas orquideas. estamos cultivando à tres anos, em local coberto de brasilit e com varias folhas trasparentes. não sei se é adequado . pois os simbidios estão enormes e com 7 ou mais bulbos e não florecem. devo irrigar quantas vezes por semana as catleias. pois apresentão um fungo branco entre a folha e a raiz. e se posso colocalas agarradas aos troncos de jabuticabeiras. gratos pela atençao agradeço.

    Responder
  39. adoro esta plantas que tanto me cativou,tenho várias delas mas,não recordo os nomes das espécies,faço varias mudas com pouquicims rezultados,gostaria de ter opiniões suas para que eu possa mais tarde ter o meu jardim de orquidias suspensas, um abç a todos.zilda de florianópolis sc

    Responder

Deixe um comentário