Dicas de cultivo de orquídeas

Cultivo de orquídeas
Cultivo de orquídeas em exposição (Foto: Harvey Barrison)

Você ama a natureza? Tem interesse especial pelo cultivo de orquídeas? Tem paciência para esperar um ano que uma planta floresça? Cultivar orquídeas é mais fácil do que se pensa. Leia nossa matéria especial e junte-se a nós. Seja um orquidófilo.

As 10 principais dicas de cultivo de orquídeas

1. Na grande maioria, as orquídeas brasileiras são epífitas

As orquídeas epífitas crescem presas às árvores, sem, contudo, roubar delas quaisquer nutrientes. As raízes são usadas apenas para fixar a planta no caule das árvores.

2. Não colete ou adquira plantas oriundas das matas

As orquídeas já foram bastante dilapidadas pelos mateiros e colecionadores gananciosos. Procure adquiri-las de empresas produtoras de mudas ou de orquidófilos que tenham plantas disponíveis. Diga não às orquídeas coletadas do mato.

3. Escolha espécies de orquídeas adaptadas à sua região

Como as orquídeas florescem apenas uma ou duas vezes por ano, é interessante possuir várias espécies diferentes (cujo ciclo de floração costuma ser também diferente). Isso aumenta as chances de ter sempre alguma planta florida. Ao escolher o que vai cultivar, dê preferência às espécies de orquídeas que crescem na sua região. Se você mora no Ceará, confira as orquídeas que já foram catalogadas na região.

4. Irrigação das orquídeas

Mantenha o vaso úmido, jamais encharcado. É mais fácil matar uma orquídea por excesso do que por falta d’água. Não colocar pratinho com água debaixo do vaso, pois as raízes poderão apodrecer. Molhe abundantemente duas ou três vezes por semana, deixando a água escorrer totalmente. Nos outros dias, basta vaporizar as folhas de manhã cedo ou no final da tarde, quando a planta não estiver sob o sol.

5. Luminosidade do ambiente

Instale suas plantas em locais onde elas possam ser banhadas pelo sol no horário da manhã (até as 9 horas) ou no final da tarde (depois das 16 horas). Se a planta não tomar sol, ela não vai florescer. As orquídeas podem ser fixadas também no tronco de árvores, desde que estas não tenham uma sombra muito densa, como as mangueiras. O problema é que, quando florescerem, elas não poderão ser levadas para dentro de casa. Aliás, é recomendável manter os vasos, o máximo possível, na mesma posição e local.

6. Ventilação do ambiente

As orquídeas necessitam de locais arejados. Evite, porém, a ventilação muito forte, que pode derrubar os vasos e danificar suas plantas.

7. Adubação das orquídeas

Utilize um desses adubos foliares (líquidos) que se encontram na seção de jardinagem de todos os supermercados. Adicionar algumas gotas à água com que será feita a vaporização, no caso de usar pequenos pulverizadores. Procure molhar sobretudo a parte inferior das folhas de sua orquídea, pois é aí que se encontram os estômatos, que absorvem água e nutrientes.

8. Pragas e doenças em orquídeas

Se as plantas forem cultivadas de uma forma adequada, elas estarão mais resistentes a pragas e doenças. Se não houver excesso de umidade, por exemplo, dificilmente os fungos irão atacar. De qualquer modo, previna-se. Um dos grandes inimigos do cultivo de orquídeas são as cochonilhas. Esses pequenos organismos sugam a seiva da planta e podem matá-la se não forem combatidos. Quem possui poucas plantas pode catá-los, um a um, antes que se propaguem. No caso de uma coleção maior, haverá necessidade de apelar para os defensivos. Dê preferência às fórmulas naturais, pois os produtos químicos industrializados costumam ser tão prejudiciais às plantas quanto a quem as cultiva. Veja esta receita para combater as pragas com um defensivo natural. É recomendável consultar uma pessoa que tenha experiência com produtos naturais.

9. Anote o nome da espécie de sua orquídea numa plaqueta

Também é interessante atribuir-lhe um código (numérico ou alfanumérico, como queira), para facilitar a identificação no caso de uma coleção de médio ou grande porte. Um desafio que os orquidófilos enfrentam é memorizar o nome de suas plantas, quase todos em Latim ou latinizados – raramente as orquídeas têm nomes populares. Mas isto termina se tornando um excelente exercício de memória. Desenvolva igualmente o hábito de anotar a data da floração de cada planta. Se ela não voltar a florescer na mesma época, no ano seguinte, isto pode ser um sinal de alerta: talvez ela esteja com algum problema. Examine, então, as condições de irrigação, luminosidade, ventilação, etc.

10. Freqüente uma associação de orquidófilos

É o local mais apropriado para trocar idéias, tirar dúvidas sobre o cultivo de orquídeas e, de quebra, fazer novas amizades. Procure tirar proveito do convívio com os orquidófilos mais experientes. Na grande maioria, eles adoram repartir seus conhecimentos (conhecimentos que, aliás, serão sempre incompletos, pois, em se tratando de orquídeas, eternamente, todos têm algo para aprender).

Quer aprender mais sobre cultivo de orquídeas?

Adquira a nossa Cartilha de Cultivo. Escrita pelo professor e jornalista Italo Gurgel – orquidófilo de longa data e estudioso das orquidáceas, que já proferiu palestras sobre o tema no Brasil e em Portugal – a Cartilha é uma obra essencial para quem está ingressando no universo das orquídeas. Você vai aprender, em linguagem simples e descomplicada, todas as informações necessárias para cuidar bem das suas orquídeas.

Cadastre-se para receber nossas notícias por e-mail. Acompanhando as notícias do Orquidofilos.com, você se mantém informado das principais notícias e exposições de orquídeas que acontecem no Brasil e em Portugal.

479 comentários em “Dicas de cultivo de orquídeas”

  1. Adoro orquideas e acabei de ganhar uma,só que eu ñ consegui indentificar a especie se alguem poder me ajudar desde já agradeço. Ah ela é amarela e tem bastante flores.

    Responder
  2. Sou apaixonada por orquídeas, tenho algumas espécies mas não sei o nome delas. gostaria d ter um curso básico de como cultivá-las, pois assim saberei cuidar melhor delas. patrícia

    Responder
  3. adoro orquideas mais nao sei como devo cuidar delas se pudessem me fornecer nomes de alguns produtos que posso usar, tenho duas vandas com 7 anos que comprei agora e estou perdida nao sei como fazer para que elas nao morra, ja pedi ajuda onde eu comprei mais nao me deram resposta. se puder me ajudar agradeço.

    Responder
  4. boa tarde

    moro em florianopolis e minhas orquideas estam com uns fungos brancos
    eu já retirei do vaso e lavei elas mas os fungos voltam como fazer para matalos sem prejudicar minhas orquideas
    gostaria que me manda-se umas dicas de cultivo de orquideas em tocos de arvore

    Responder
  5. Quero dar os parabéns pelas dicas .Gosto muito de Orquídeas,principalmentes aquelas que posso colocar em árvores.Peço uma orientação tenho PHL elas estão dendro de casa mais com uma parede de vidro fosco com ventilação coloco água uma vez por semana, mais tem algumas que faz 3 anos q ñ dão flores, que posso fazer?? Clery

    Responder
  6. Sou apaixonada por orquídeas, tenho algumas espécies mas não sei o nome delas. gostaria d ter um curso básico de como cultivá-las, pois assim saberei cuidar melhor delaspois estou querendo fazer um orquidario no meu sitio…espero resposta

    Responder
  7. oi ,adoro orquidias tenho algumas ,mas não sei seus nomes
    gostava de saber mais sobre orqudias para cultiva-las, pois estou querendo fazer um orquidario ,peço orientação
    aguardo resposta

    Responder
  8. Gosto de orquidias, mas nao sei o que usar no vasinho para adubar, queria reseber dicas se for possivel folhetos, para mim aprender um pouco mais sobre o geito serto de plantar. E dar os parabens pelas suas orquidias por que são lindas.

    Responder
  9. oi sou elenildo qero aprener a fazer novas mudas com sementes de orquideas mas nao sei como começar …ja pesquisei mas nao cai o que eu preciso mesmo….obrigado…

    Responder
  10. eu tenho algumas orquidias gostaria de tracar ideias com quem gasta de orquidia elas frorece tdos anos , e esta aparecendo mancha preta nas ponta das folhas gostaria de saber o que é . obrigada

    Responder
  11. Tenho orquidias , me falaram q se pega um vaso, uma meia d algodão , e forra o vaso com a meia , colocar isopor misturado com casca d batata , pó di xaxim , e um pouco de terra , a planta e plantada bem para trás para sair o brotinho na frente , e sempre ir renovando com casca de batata, cenoura , e isso mesmo ,essa mistura e para ñ abafar a planta?

    Responder
  12. Marli, não entendi qual a função da meia. Este substrato deve ser para uma orquídea terrestre, não vale para as epífitas. Devemos ter muito cuidado com o substrato que usamos. Por exemplo, se usarmos a fibra de coco e a casca de pinus, ou mesmo de qualquer outra árvore, colocamos de molho por vários dias e depois de várias águas, levamos ao sol para só depois ser usada. Muita gente está usando caroços de açaí, cajá, etc. Este deve ser previamente cozido ou no mínimo colocado em água fervendo para, quando plantado, não germinar.
    Qualquer dúvida, estamos aqui, para sanar.
    Abraços

    Responder
  13. Willy,

    Recomendo não cortar as hastes das Laelias. As flores caem quando murcham. Quanto às Phalaenopsis, quando acabada a floração, corte com uma faca esterilizada deixando 15 cm das folhas. Há quem não corte, porque muitas vezes surge uma nova floração dali. Eu corto para economizar energia da planta. Abs,

    Responder
  14. Tenho várias Phalaenopsis e estou preocupa porque as sua folhas estão como se estivessem sendo desidratadas, começando pelas pontas até chegar ao caule n/ sei mais o que fazer.
    Obrigada. Clau…

    Responder
  15. gostaria de obter informações de cultivo in vitro de orquideas e material para ser utilizado, já estou montando meu laboratório e ainda não tenho informações de como preparar as caldas (salada de frutas) para poder reproduzi-las e replanta-las nas matas da região, desde já agradeço

    Responder
  16. tenho vários vasos de orquídeas a volta de 40 maior parte deles são
    cymbidium, estou tratando delas um pouco a deriva, minha preocupação é não mata-las,tenho lido sobre fertilização caseiras ,mas desconheço como fazer,gostava de saber se era possível darem-me uma ajudas como fazer para bem cuidar delas,vivo no Porto-Portugal o clima no inverno é frio peço ajuda obrigado

    Responder
  17. Hola, soy de Argentina Bs. As. el año pasado para la fiesta nacinal de orquidea en Montecarlo Misiones, hicimos excurción de compra a un vivero de Orquideas en Foz de Iguazú para hacer compras,. Fuimos en un micro con una Profesora Maria J: Freuler. Quería saber si estan realizando ventas para Buenos Aires

    Responder
  18. Gostaria de adquerir informações necessárias para iniciar corretamente um pequeno cultivo de orquideas. Ainda não tenho nenhuma, mas gostostaria de adqueri-las já dentro desta orientação.
    Moro em um pequeno apartamento na cidade de Salvador, Bahia.
    Desde já, muito grato

    Responder
  19. Agradeço de coração as informações e dicas como cultivar orquídeas, agora sei que irei cuidar melhor das minhas que a amo de PAIXÃO.
    Obrigada um forte abraço.. Sol

    Responder
  20. ola, tenho um orquidario em minha casa aki em rondonia. tenho aki mais de 1500 especies de todo o brasil e alguns paises visinhos sempre adorei orquideas, acho uma das mais belas flores. cultivo a mais de 25 anos ja e queria saber si alguem si entereça em troca mudas comigo si tiver algumas q eu nao tenha faço troca ok.

    Responder
  21. boa tarde
    por gentileza tenho umas especies de orquidias em casa quero ampliar as minhas flores queria uma ajuda sobre o cultivo das mesmas,quero comprar,cds,livros qualquer coisa que me ensine sobre o cultivo,a adubaçao,o viveiro,as doenças que elas podem ter.
    obrigado

    maurenice

    Responder
  22. Acabo de me aposentar e sempre tive vontade de cultivar orquídeas, contudo sobre isso quase nada sei. Assim estou pensando em participar da reunião mensal dos orquidófilos para começar o meu aprendizado.

    Responder
  23. Olá, tenho uma orquídea Zygopetalum maculatum que demorou tres anos para florir novamente, gostaria de saber se estou cultivano corretamente, se deve ser plantada em pinos ou terra? Aguardo resposta. Obrigada.

    Responder
  24. Taís,

    O Zygopetalum é um gênero das Orchidaceas cujo cultivo é terrestre, necessitando como substrato a terra, matéria em decomposição (folhas, pedaços de pau, etc) e húmus de minhoca.
    Você pode usar o pinus também, mas misturado ao substrato acima.
    O Zigopetalum maculatum é sinonímia de Zigopetalum mackaii , que é o nome válido.
    Vera

    Responder
  25. Sr. Pedro,
    Você que mora na Tapera? Conversamos na reunião de sábado, dia 16/04. Ficamos muito felizes em tê-lo como visitante, quem sabe se associa nos próximos meses. A ACEO fará muitas oficinas de cultivo de orquídeas nas reuniões e dará sugestões, além de tirar suas dúvidas.
    Venha fazer parte desta grande família.
    Abs,
    Vera

    Responder
  26. ganhei uma orquidea que nao sei o nome,é a primeira florada dela.so que ela é muito interessante,pois é os galhinhos onde saem as florzinhas bem pequenininhas parecem uma aranha,rsrs.as florzinhas sáo de 2 cores rosa e marrom. gostaria de saber se tem como eu enviar para voces uma foto dela para me ajudar a diagnosticar sua espécie e nome. obrigada, aguardo retorno.

    Responder
  27. Sou de Curitiba PR gotaria de saber o endereço de locais que possa participar de reuniões e encontro para obter mais expriencia no cultivo de orquidias.

    Responder
  28. OLA,ADORO O TRABALHO DE VOÇES , AMO ORQUIDEAS. TENHO VARIAS ESPECIES,GOSTARIA DE RECEBER DICAS DE COMO CUIDAR DAS CATASETUM NO INVERNO,POIS MORO NO PR. E MUITO FRIO. PEÇO AJUDA DE VOÇES.OBRIGADO .GRANDE ABRAÇO.

    Responder
  29. Comprei +- em dez ou janeiro de 2011 a Colmanara Wildcat florida e no inicio de maio começou a sair os galhos para florir …um esta com 10cm…e os outros estão menores. Eu coloco 2 vezes por semana o q sobra do suco da luz do sol q tomo todos os dias. E como não tenho espaço no ‘apertamento’ ela fica atrás da cortina q de dia abro e o vidro fica fechado e não bate sol. Soube q orquídeas florecem 1 vez ao ano. Isso é normal …?

    Responder
  30. Tenho alguns vasos de orquideas, e gostaria de passar o meu email p/ o FERNANDO; q postou uma msg em janeiro dia 26, ele se coloca a disposição a ajudar quem tem vasos sem florir; por favor FERNANDO entre em contato comigo : rochaidf@hotmail.com. Muito obrigada, abraços.

    Responder
  31. estou me interessando agora por orquideas gostaria de saber mais des de sua semente ate a fase adulta .moro no rio janeiro e aqui e muito quente,como posso cultivar morando aqui,gostaria ter um livro que explica-se tudo e me orienta-se.

    Responder

Deixe um comentário