Dicas de cultivo de orquídeas

Cultivo de orquídeas
Cultivo de orquídeas em exposição (Foto: Harvey Barrison)

Você ama a natureza? Tem interesse especial pelo cultivo de orquídeas? Tem paciência para esperar um ano que uma planta floresça? Cultivar orquídeas é mais fácil do que se pensa. Leia nossa matéria especial e junte-se a nós. Seja um orquidófilo.

As 10 principais dicas de cultivo de orquídeas

1. Na grande maioria, as orquídeas brasileiras são epífitas

As orquídeas epífitas crescem presas às árvores, sem, contudo, roubar delas quaisquer nutrientes. As raízes são usadas apenas para fixar a planta no caule das árvores.

2. Não colete ou adquira plantas oriundas das matas

As orquídeas já foram bastante dilapidadas pelos mateiros e colecionadores gananciosos. Procure adquiri-las de empresas produtoras de mudas ou de orquidófilos que tenham plantas disponíveis. Diga não às orquídeas coletadas do mato.

3. Escolha espécies de orquídeas adaptadas à sua região

Como as orquídeas florescem apenas uma ou duas vezes por ano, é interessante possuir várias espécies diferentes (cujo ciclo de floração costuma ser também diferente). Isso aumenta as chances de ter sempre alguma planta florida. Ao escolher o que vai cultivar, dê preferência às espécies de orquídeas que crescem na sua região. Se você mora no Ceará, confira as orquídeas que já foram catalogadas na região.

4. Irrigação das orquídeas

Mantenha o vaso úmido, jamais encharcado. É mais fácil matar uma orquídea por excesso do que por falta d’água. Não colocar pratinho com água debaixo do vaso, pois as raízes poderão apodrecer. Molhe abundantemente duas ou três vezes por semana, deixando a água escorrer totalmente. Nos outros dias, basta vaporizar as folhas de manhã cedo ou no final da tarde, quando a planta não estiver sob o sol.

5. Luminosidade do ambiente

Instale suas plantas em locais onde elas possam ser banhadas pelo sol no horário da manhã (até as 9 horas) ou no final da tarde (depois das 16 horas). Se a planta não tomar sol, ela não vai florescer. As orquídeas podem ser fixadas também no tronco de árvores, desde que estas não tenham uma sombra muito densa, como as mangueiras. O problema é que, quando florescerem, elas não poderão ser levadas para dentro de casa. Aliás, é recomendável manter os vasos, o máximo possível, na mesma posição e local.

6. Ventilação do ambiente

As orquídeas necessitam de locais arejados. Evite, porém, a ventilação muito forte, que pode derrubar os vasos e danificar suas plantas.

7. Adubação das orquídeas

Utilize um desses adubos foliares (líquidos) que se encontram na seção de jardinagem de todos os supermercados. Adicionar algumas gotas à água com que será feita a vaporização, no caso de usar pequenos pulverizadores. Procure molhar sobretudo a parte inferior das folhas de sua orquídea, pois é aí que se encontram os estômatos, que absorvem água e nutrientes.

8. Pragas e doenças em orquídeas

Se as plantas forem cultivadas de uma forma adequada, elas estarão mais resistentes a pragas e doenças. Se não houver excesso de umidade, por exemplo, dificilmente os fungos irão atacar. De qualquer modo, previna-se. Um dos grandes inimigos do cultivo de orquídeas são as cochonilhas. Esses pequenos organismos sugam a seiva da planta e podem matá-la se não forem combatidos. Quem possui poucas plantas pode catá-los, um a um, antes que se propaguem. No caso de uma coleção maior, haverá necessidade de apelar para os defensivos. Dê preferência às fórmulas naturais, pois os produtos químicos industrializados costumam ser tão prejudiciais às plantas quanto a quem as cultiva. Veja esta receita para combater as pragas com um defensivo natural. É recomendável consultar uma pessoa que tenha experiência com produtos naturais.

9. Anote o nome da espécie de sua orquídea numa plaqueta

Também é interessante atribuir-lhe um código (numérico ou alfanumérico, como queira), para facilitar a identificação no caso de uma coleção de médio ou grande porte. Um desafio que os orquidófilos enfrentam é memorizar o nome de suas plantas, quase todos em Latim ou latinizados – raramente as orquídeas têm nomes populares. Mas isto termina se tornando um excelente exercício de memória. Desenvolva igualmente o hábito de anotar a data da floração de cada planta. Se ela não voltar a florescer na mesma época, no ano seguinte, isto pode ser um sinal de alerta: talvez ela esteja com algum problema. Examine, então, as condições de irrigação, luminosidade, ventilação, etc.

10. Freqüente uma associação de orquidófilos

É o local mais apropriado para trocar idéias, tirar dúvidas sobre o cultivo de orquídeas e, de quebra, fazer novas amizades. Procure tirar proveito do convívio com os orquidófilos mais experientes. Na grande maioria, eles adoram repartir seus conhecimentos (conhecimentos que, aliás, serão sempre incompletos, pois, em se tratando de orquídeas, eternamente, todos têm algo para aprender).

Quer aprender mais sobre cultivo de orquídeas?

Adquira a nossa Cartilha de Cultivo. Escrita pelo professor e jornalista Italo Gurgel – orquidófilo de longa data e estudioso das orquidáceas, que já proferiu palestras sobre o tema no Brasil e em Portugal – a Cartilha é uma obra essencial para quem está ingressando no universo das orquídeas. Você vai aprender, em linguagem simples e descomplicada, todas as informações necessárias para cuidar bem das suas orquídeas.

Cadastre-se para receber nossas notícias por e-mail. Acompanhando as notícias do Orquidofilos.com, você se mantém informado das principais notícias e exposições de orquídeas que acontecem no Brasil e em Portugal.

479 comentários em “Dicas de cultivo de orquídeas”

  1. adoro as aorquideas tenho umas 10 são todos nativas
    na minha cidade, como cultiva-la ,
    moro noclima quente no estado do tocantins
    Natividade do Tocantins
    francisca

    Responder
  2. Oi pessoal!
    Gostaria de saber sobre o substrato da Calanthe vestita. É Terrestre?
    Adorei fotos e informações.
    Natal-RN
    Abraços

    Responder
  3. GOSTO DE CULTIVAR ORQUÍDEAS MAS TIVE ALGUMAS E ACABOU MORRENDO E AGORA GANHEI 3 E AS FOLHAS ESTÃO FICANDO AMARELAS E NA PONTA PRETA E DEPOIS CAEM, ME AJUDE POR FAVOR.MEU EMAIL
    GARATA.

    Responder
  4. Prezados nordestinos, sou capixaba mas moro em Parintins (AM) e estou iniciando um pequeno orquidario em casa.Com o falecimento do meu pai, fiquei com a responsabilidade de dar continuidade a uma tradição da familia.Com a proibição do uso de xaxim,estou usando como principal substrato caroços novos de Açai(deixo-os de molho em solução de agua e Q-Boa por +- uma hora e depois de lavados abundantemente com agua pura, esterilizo-os no forno do fogão.Ain da é muito cedo para tirar concluzões, mas informarei o resultado.
    Abraços,Renato

    Responder
  5. Gosto muito de flores e em especial das orquideas ,pois tenho dois vizinhos que gostam também e foi assim que começamos a trocar algumas mudas ,e hoje tenho algumas que tenho tentado a algum sacrificio para tratalas como merecem, para que possam me alegrar um pouco com suas lindas flores,pois tenho esclerose multipla e é com elas que me distraio e me alegro.Se possivel gostaria que me desse umas dicas de como mantelas saudavel sem muito esfor, pois tenho dificil locomoçãos por causa da E M

    Responder
  6. sou apaixonada em orquideas onde vejo eu peso mudas mais é dificil achar alguem que de um mudas aceito com todo ´prazer obrigado….

    Responder
  7. Amo orquideas.Quero saber se aqui no Ceará como é muito quente,posso ter orquideas no meu jardim? Mesmo sendo coberto ,tem o mormaço isso não prejudica?

    Responder
  8. tenho um pequeno orquidario em casa,mais não sei o que fazer pra acabar com as coxinilhas,posso dizer que já fiz quase tudo oque foi encinado para acabar com elas ,mais não vejo resultado.
    por favor se puderem me ajudar agradeço.geralmente elas re aparecem quando esta cheio de botões.
    prejudicando as flores.des de já agradeço.

    Responder
  9. Moro em apartamento onde pega muito sol da tarde. Estou pensando em colocar uma tela de sombreamento na varanda, mas me preocupo se as orquideas vão tolerar o local talvez abafado. Queria deixá-las num local fixo. Preciso de uma orientação.
    Mateus

    Responder
  10. Tenho várias orquídeas em casa, em local sombreado(70%) e outras condições ideais para elas. Porém, quando iniciei o cultivo, algumas plantas foram cultivadas inadaquadamente, por falta de experiência, e acabaram como se dizem “encroadas”. Estão do mesmo jeito a muito tempo. Não consigo fazê-las desenvolver, tampouco florir. Tem jeito para estas plantas? O que posso fazer para “desencroar” estas orquídeas?

    Responder
  11. Silvia, aprendi a utilizar óleo mineral para acabar com as famosas coxinilhas, e tenho conseguido o resultado esperado, é só passar com um pincel o óleo mineral em cima das coxinilhas e estas morrem por falta de oxigênio. Espero ter ajudado.

    Responder
  12. Tenho dúvidas também com relação ao uso de adubos orgânicos no substrato. Quando usei as raízes queimaram todas. Afinal, como se deve usar estes produtos sem causar danos para as orquídeas? E se elas se alimentam pelas folhas porque usar adubos orgânicos no substrato?

    Responder
  13. Também uso óleo mineral contras as coxonilhas e tenho obtido ótimos resultados. Diluo em água e pulverizo as plantas. Estas pragas morrem mesmo por falta de oxigênio.

    Responder
  14. Gostaria de saber, quais as cattleyas que eu posso cultivar na região de clima tropical (35 graus ) Tenho muitos tipos de orquideas mas, as cattleyas, tenho só umas 10 qualidades e gostaria de adquirir muito mais! Mas não sei quais as cattleyas que se adaptam ao clima tropical. Voce pode me ajudar?

    Responder
  15. comprei uma cattleya labiata muito saudável com uma boa floração. Agora que as flores cairam gostaria de saber se posso mudá-la para um vaso de cerâmica, pois veio num vaso de plástico, e como procedo esta mudança.

    Responder
  16. D. Floriza minha mãe adora orquídeas e tem poucas moramos no Ceará e gostaríamos de saber se a Senhora não gostaria de doar umas mudas para nós. Desde já agradeço a sua atenção.

    Responder
  17. Não tenho Oquidario mas sou uma eterna apaixonada .Ja tenho algumas que tem mais de 20 anos ,tenho muitas coloco em arvores va sos , onde der só que duas delas nunca floreceu. Um grande abroço

    Responder
  18. Por favor prciso de ajuda com minhas orquideas.
    Tenho algumas, não tenho um orquidário e nenhuma experiencia com orquideas mas gosto muito delas. estou com dois vasos da mesma especie que as folhas estão ficando com manchas esbranquiçadas, depois de um tempo elas amarelam e caem. Mesmo assim as orquideas floreceram.
    O que será isto? Por favor me ajudem pois não quero perdê-las.
    Elas estão em uma goiabeira. Não sei o nome das minhas orquideas mas sei que são as mais comuns que se encontra á venda em todos os lugares.
    UM ABRAÇO A TODOS ARLETE

    Responder
  19. Quando as raizes saem e logo preteiam as pontas e param, não é o substrato pois as vezes nem tocam nele, uso pouco adubo… Seria um tipo de fungo………??? O que posso usar?? Nunca usei fungicida.. agradecido

    Responder
  20. olá! gostaria de saber se as orquideas tem flores mais de uma vez no mesmo ramo,ou depois q florescem uma vez deve-se cortar este; tipo as bananeiras que ja produziram um caixo de bananas?

    Responder
  21. Aé pessoal, tô fazendo uma experiência cum uma 6 dendróbium. Fiz o seguinte, com uma ferramenta que nem sei o nome abri buracos em uma mangueira daí preguei umas ripas tentando formar um vaso mas claro que deixando um espaço como se formando um vaso meio que natural, coloquei sobstrato de uma árvore que solta casca quase que naturalmente e coloquei as plantas lá. Por enquanto elas estão lindas, se vão florir ou não não sei, mas conto pra vcs mais tarde.

    Responder
  22. Adubação foliar, qual é a dose de adubo para cada litro, afinal..?? Por muito tempo venho danificando minhas raizes ao usar UMA TAMPA DE VIDRO OU UMA COLHER DE CHA POR LITRO. O que seria mais certo afinal….???????? Como seria esta adubação omeopatica…? Quantia e dias que podemos adubar..??? fico grato se alguem me ajudar..

    Responder
  23. Olá meu nome é Isaura gostaria muito que meajude pois minhas orquideas estao morendo elas estao com pozinho branco nas fohlas e tronco ecomesa amarelar estou desesperada pois tenho varias catileia que esta com estipoblema algumas ja morerao por favor meajude nao sioquefazer espero ema resposta pois amodemais as orquideas 31 /8/200/11 obricada desde ja

    Responder
  24. Eu sempre gostei muito de plantas e flores, hoje tenho alguns orquideas so que não sei cuidar tento o maximo mas elas sempre estão feias gostaria de saber o que posso estar fazendo pra que elas possam ficar lindas e floridas?

    Responder
  25. Italo, como classifica uma orquidea hibrido PRIMARIO; Mãe hibrido e pai Especie, ou DUAS ESPECIES DIFERENTES…???? Quando podemos chamar de hibrido primario..????? grato

    Responder
  26. tenho um orquidário com 95 plantas. Uma belezinha. Cuido com muito carinho. Tem que ter um pouquinho sim de terra. Elas aqui no mato Grosso, com este clima muito quente é necessário, pois conserva a umidade regular da planta e vem muito bem.
    Abraços a todos que lêem esta mensagem

    Responder
  27. gostaria de saber o nome de uma orquidea que não tem folhas apenas hastes e parece um copinho cembaixo com 4petalas lilase branca de altura ate 1 m obrigada

    Responder
  28. Caro Italo, agradeço suas preciosas dicas até aqui pois todas estou seguindo….Mas estou com dificuldade pra tirar o tanino das cascas de pinus, coloco na panela de pressão por duas vezes, isto faz uma lambujeira danada, derrama enfim esta complicado, podia me falar de um produto que se usa pra deixar de molho, ou uma outra dica.. ?? Agradecido tchê..

    Responder
  29. tenho uma orquídea acho que e vanda as flores dão em uma haste morreu as flores eu cortei a aste e plantei ela deu um botão e caiu mas esta viva só que não da folhas o que faço? gostaria de entrar em contato com outras pessoas que tem orquídeas porque eu tenho outras especies só não conheço os nomes delas alguem pode me ajudar ?agradeço quem me ajudar,amo minhas orquideas e nao quero perde las

    Responder
  30. Boa tarde, gosto muito de orquídeas, possuo algumas de espécies diferentes e na tentativa de cultiva-las tenho lido alguma coisa a respeito más não tem sido satisfatório.
    Acho que não acerto; no transplante, na adubação, nos substratos, nas regas, hora as coloco mais na sombra, aí elas pioram então as levo mais para o sol, tbém pioram.
    A noite cato os caracóis com uso de lanterna e pinça, quando percebo que algum sinal de praga eu a coloco no tanque retiro as palhas esfrego as folhas com uma escovinha.
    Porém minhas orquídeas vivem definhando, não sei o que fazer. se puder me ajudar de alguma forma, ficaria muito grato
    desde já agradeço a atenção

    Responder
  31. Olá pessoal sou de arapongas pr descobri esse mundo das orquideas a pouco tempo tenho poucas são todas simples ,mas pra mim muito importantes. Ganhei 2 vasos de katteyia foram compradas na feira que tem aqui aos domingos. Qual melhor lugar pra coloca-las e qual adubo devo usar até o proxima floração . li algumas coisas fiquei confuso cada um tem uma maneira de cultivar . aguardo resposta e obrigado.

    Responder
  32. Italo, em breves palavras poderia descrever uma cat.inter.”Multiforme”mais especificamente o labelo, eu penso saber, mas tenho que ter uma prova, pois apostei que seria um labelo com “Parte”colorida e um espaço em branco, um abraço e obrigado…

    Responder
  33. Olá, tenho duas orquídeas dendrobiun, moro em apto e tenho dúvidas sobre a polinização. A orquídea pode deixar de florescer por falta da polinização natural? Devo faze-la artificialmente? Como? Moro em BSB/DF, clima super seco, procuro deixa-las na sala em frente uma porta de vidro para terem luz solar, isso é suficiente? Me ajudem…

    Responder
  34. Olá, tenha orquídea que precisa ser replantada mas não sei qual é a terra certa para replanta-la, inclusive tenho uma orquídea que tem raiz,e as outras o vaso esta pequeno.abraços!!!

    Responder
  35. Olá! João, também tenho algumas orquideas que à noite os caracois vêm visitar. Coloque cal em volta dos vasos de modo que não toquem nem as raizes nem os bulbos, você verá como eles vão embora.
    Quanto ao sol elas devem ficar expostas somente até as 9:00 h da manhã e depois das 16:00 h.
    Que palhas são essas que vc se refere? Ao passar a escovinha nas folhas está fazendo isso suavemente?
    Tente isso que elas vão melhorar.
    Boa sorte

    Responder
  36. Sou apaixonada por orquídeas, estou tentando cultivá-las em um pequeno orquidário, procuro por informações, via net, se estiver alguém interessado em trocar experiências gostaria muito de manter um contato!
    Sou catarinense e esta flor é o símbolo de nosso Estado!

    Att,
    Lavínia Ferreira

    Responder
  37. Como funciona o processo de registro de orquídeas? Existe alguma lei que regulamenta o extrativismo nativo? Quem puder me informar, ficarei agradecido.

    Responder

Deixe um comentário