Dicas de cultivo de orquídeas

Cultivo de orquídeas
Cultivo de orquídeas em exposição (Foto: Harvey Barrison)

Você ama a natureza? Tem interesse especial pelo cultivo de orquídeas? Tem paciência para esperar um ano que uma planta floresça? Cultivar orquídeas é mais fácil do que se pensa. Leia nossa matéria especial e junte-se a nós. Seja um orquidófilo.

As 10 principais dicas de cultivo de orquídeas

1. Na grande maioria, as orquídeas brasileiras são epífitas

As orquídeas epífitas crescem presas às árvores, sem, contudo, roubar delas quaisquer nutrientes. As raízes são usadas apenas para fixar a planta no caule das árvores.

2. Não colete ou adquira plantas oriundas das matas

As orquídeas já foram bastante dilapidadas pelos mateiros e colecionadores gananciosos. Procure adquiri-las de empresas produtoras de mudas ou de orquidófilos que tenham plantas disponíveis. Diga não às orquídeas coletadas do mato.

3. Escolha espécies de orquídeas adaptadas à sua região

Como as orquídeas florescem apenas uma ou duas vezes por ano, é interessante possuir várias espécies diferentes (cujo ciclo de floração costuma ser também diferente). Isso aumenta as chances de ter sempre alguma planta florida. Ao escolher o que vai cultivar, dê preferência às espécies de orquídeas que crescem na sua região. Se você mora no Ceará, confira as orquídeas que já foram catalogadas na região.

4. Irrigação das orquídeas

Mantenha o vaso úmido, jamais encharcado. É mais fácil matar uma orquídea por excesso do que por falta d’água. Não colocar pratinho com água debaixo do vaso, pois as raízes poderão apodrecer. Molhe abundantemente duas ou três vezes por semana, deixando a água escorrer totalmente. Nos outros dias, basta vaporizar as folhas de manhã cedo ou no final da tarde, quando a planta não estiver sob o sol.

5. Luminosidade do ambiente

Instale suas plantas em locais onde elas possam ser banhadas pelo sol no horário da manhã (até as 9 horas) ou no final da tarde (depois das 16 horas). Se a planta não tomar sol, ela não vai florescer. As orquídeas podem ser fixadas também no tronco de árvores, desde que estas não tenham uma sombra muito densa, como as mangueiras. O problema é que, quando florescerem, elas não poderão ser levadas para dentro de casa. Aliás, é recomendável manter os vasos, o máximo possível, na mesma posição e local.

6. Ventilação do ambiente

As orquídeas necessitam de locais arejados. Evite, porém, a ventilação muito forte, que pode derrubar os vasos e danificar suas plantas.

7. Adubação das orquídeas

Utilize um desses adubos foliares (líquidos) que se encontram na seção de jardinagem de todos os supermercados. Adicionar algumas gotas à água com que será feita a vaporização, no caso de usar pequenos pulverizadores. Procure molhar sobretudo a parte inferior das folhas de sua orquídea, pois é aí que se encontram os estômatos, que absorvem água e nutrientes.

8. Pragas e doenças em orquídeas

Se as plantas forem cultivadas de uma forma adequada, elas estarão mais resistentes a pragas e doenças. Se não houver excesso de umidade, por exemplo, dificilmente os fungos irão atacar. De qualquer modo, previna-se. Um dos grandes inimigos do cultivo de orquídeas são as cochonilhas. Esses pequenos organismos sugam a seiva da planta e podem matá-la se não forem combatidos. Quem possui poucas plantas pode catá-los, um a um, antes que se propaguem. No caso de uma coleção maior, haverá necessidade de apelar para os defensivos. Dê preferência às fórmulas naturais, pois os produtos químicos industrializados costumam ser tão prejudiciais às plantas quanto a quem as cultiva. Veja esta receita para combater as pragas com um defensivo natural. É recomendável consultar uma pessoa que tenha experiência com produtos naturais.

9. Anote o nome da espécie de sua orquídea numa plaqueta

Também é interessante atribuir-lhe um código (numérico ou alfanumérico, como queira), para facilitar a identificação no caso de uma coleção de médio ou grande porte. Um desafio que os orquidófilos enfrentam é memorizar o nome de suas plantas, quase todos em Latim ou latinizados – raramente as orquídeas têm nomes populares. Mas isto termina se tornando um excelente exercício de memória. Desenvolva igualmente o hábito de anotar a data da floração de cada planta. Se ela não voltar a florescer na mesma época, no ano seguinte, isto pode ser um sinal de alerta: talvez ela esteja com algum problema. Examine, então, as condições de irrigação, luminosidade, ventilação, etc.

10. Freqüente uma associação de orquidófilos

É o local mais apropriado para trocar idéias, tirar dúvidas sobre o cultivo de orquídeas e, de quebra, fazer novas amizades. Procure tirar proveito do convívio com os orquidófilos mais experientes. Na grande maioria, eles adoram repartir seus conhecimentos (conhecimentos que, aliás, serão sempre incompletos, pois, em se tratando de orquídeas, eternamente, todos têm algo para aprender).

Quer aprender mais sobre cultivo de orquídeas?

Adquira a nossa Cartilha de Cultivo. Escrita pelo professor e jornalista Italo Gurgel – orquidófilo de longa data e estudioso das orquidáceas, que já proferiu palestras sobre o tema no Brasil e em Portugal – a Cartilha é uma obra essencial para quem está ingressando no universo das orquídeas. Você vai aprender, em linguagem simples e descomplicada, todas as informações necessárias para cuidar bem das suas orquídeas.

Cadastre-se para receber nossas notícias por e-mail. Acompanhando as notícias do Orquidofilos.com, você se mantém informado das principais notícias e exposições de orquídeas que acontecem no Brasil e em Portugal.

479 comentários em “Dicas de cultivo de orquídeas”

  1. Ola! Tudobem? Amo oquideas mas nunca tive muita sorte com elas em novembro comprei uma troquei de vaso e ela estava com flores a pouco tempo murchou a ultima flor dela e acabou caindo, queria saber oque faço com o caule onde estavam as flores ele tambem esta amarelando, algue um dia me disse que eu tinha que cortar eu nao sei se realmente posso e como fazer isso

    Responder
  2. Tenho orquideas e sou feliz. tudo tem dado certo com as mesmas, Muitas ainda não florescerma porque o caseiro desfez o cacho transfprmando-as em vários pés o que não foi correto. As que permaneceram cheias de folhas estão lindíssimas… Elas florescem com muitas flores ao mesmo tempo. Agora coloquei por cima uma coberta própria par amenizar o calor sobre elas e vou colocar mais outra- cobrta vizinha- para fazer do local uma semeadeira. Temho adquirido sementes de plantas em São Paulo e estou fazendo a criação. É algo encantador, mas estou sofrendo muito, visto que nem todas germinam e tem segredos que até Deus desconhece… brincadeirinha com Deus.Êle é sábio eu é que desconheço tudo. Mas um dia aprendo algo.
    Um beijo e um abraço a todos os orquidófilos
    Mary

    Responder
  3. Olá, tudo bem? Eu comecei a ter orquídeas a pouquíssimo tempo. Com uma exposição que teve em minha cidade comprei algumas mudas. Estive lendo as Dicas de cultivo e é sugerido que ela receba sol, isso é obrigatório, ou ela pode ficar sob uma grande luminosidade?
    Espero conseguir sem um bom orquidófilo, que cuida e preserva as espécies. Obrigado.

    Responder
  4. Como e guando devo colher as sementes das orquídeas,porque não quero corer o risco d perder as cementes,São várias as espécies devo semear todas da mesma forma,agradeço desde já,obrigado!!!

    Responder
  5. boa tarde! tenho algumas orquideas mas
    eu gosto mais é das catleias tenho varias
    há maioria das minhas orquideas so si mutiplicam
    e não estão dando flor o que eu faço.
    ex: minha brassia ja tem dois anos que não vem
    a florar as catleias estão vindo com duas espatulas
    aguardo retorno.

    Responder
  6. Bom dia,

    Adoro orquídeas e tenho varias em casa, mas uma em especial não sei oque fazer pois ela cria água por dentro das folhas e não é a primeira vez que isso ocorre. Sempre que isso acontece eu retiro da planta as folhas “aguadas”. Oque eu poderia fazer para não criar mais água na orquídea e porque isso acontece??
    Aguardo retorno.
    Obrigada

    Responder
  7. Preciso de ajuda; minhas orquídeas estão em tronco de uma árvore, ao sabor da natureza. Tenho notado que elas estão amarelando as folhas que depois ficam pretas (talvez ferrugem), como devo combater essa praga.
    Grato: Álvaro

    Responder
  8. Eu gostaria de fazer parte da associação, como faço para fazer parte?
    adoro orquídeas e estou começando a cultivar e preciso de orientação de quem sabe!!!

    Responder
  9. tenho um pequeno orquidario to muito feliz com as minhas meninas amo todas elas o nome denphal phalaenopsis cattlyeas sapatinho e varias outras curtivo por laser sem elas eu não vivo,

    Responder
  10. boa tarde ..tenhos varias mudas de orquideas ..agora começou a apareçer manchas pretas nas folhas ..oque devo fazer ,,,outra esta com algumas manchas tipo fungos brancos ..me ajudem ..sou uma aprendiz no assunto orquideas ..obrigada

    Responder
  11. oi, gostaria de saber o q devo fazer minhas orquideas estão com umas manchas ñ sei oq fazer o q usar nome de um remedio q devo usar…
    ñ quero perdelas… aguardo resposta…

    Responder
  12. gostaria de saber como retirar minhas orquideas de uma arvore e por num vaso, vou me mudar e quero leva-las comigo, mas nao sei como fazer essa mudança. aguardo orientação. Obrigada 🙂

    Responder
  13. bom dia vivo em portugal ,adoro orquidias ,gostava de saber se existe a possibilidade de adquirir por envio ,pois vejo varias especies lindissimas que não existem por cá

    desde ja agradeço a ajuda

    Responder
  14. tenho umas 10 orquideas mas de uma hara pra outra uma começou a apodrecer e morreu, agora uma que eu mais amava tambem esta começando a amarelar ja perdeu algumas folhas. notei que foi depois que uzei o adubo.O que faço?

    Responder
  15. tenho orquideas mas elas não dão flores ja troque de vaso não deixo muita agua nos potes quando comprei a 2 anos elas tinham flores lindas que custaram a muchar mas agora não florescem .o que devo fazer?

    Responder
  16. afolhas olhas tenho uma orquidea onde ele ja se enraizou no pé de acerola ,no pé de coco,no pé de cacau e outros ,ela esta imensa lindas folhas ela tem por volta de 6 anos mais nunca floriu.não sei a especie dela ,ela tem o tronco onde sai as folhas grosso , já vi as flores dela são brancas.gostaria de saber como faço para ele florecer, ela parece estar bastante sadia ,sem nenhuma praga.grata elina

    Responder
  17. oi
    tenho varias catileyas e ultimamente do nada algumas delas estao ficando com folhas pretas e acabam morrendo tento recupera-las,mas elas começam a brotar e logo o broto fica preto e morre.
    estou deses perada o que fazer.
    P/S me ensinaram extrato de nim sera que resolve.
    aguardo resposta.

    Responder
  18. Phalaenopsise: Uma das primeiras que obtive (já tem um bom tempo), no entanto está acontecendo o seguinte: – as folhas e a parte inferior do bulbo estão escurecendo, “mas, o mais interessante é que estão nascendo folhas na parte superior do bulbo”. O QUE EU FAÇO? Podo na parte superior antes das folhagens e planto? Ou o que ?
    O clima é predominante quente, em torno de 27º, boa umidade e boa quantidade de circulação do ar (pois fica na área externa),lugar bem arejado, com iluminação o dia todo e sem receber raios solares diretamente. Duas vezes na semana rego com água. O local onde fixei ela “é um tronco podre partido ao meio, em cima das raízes salpiquei lascas de pinus” (ela divide o tronco bem espaçoso com mais duas da mesma espécie).
    Tenho fotos, se precisar, deixe teu e-mail que mando. Obrigado.
    Outra pergunta: Qual produto natural que não agride minha orquídea, pra exterminar cupins?

    Obrigado por me ajudar. Tenha um ótimo dia.

    Responder
  19. gosto muito das Rynchostyllis devido seu perfume e duração da floração,porém tenho um problema com elas ,estão sempre perdendo as folhas primeira do caule.amararelando,sempre fincam com no máximo 4 folhas.mesmo as com 6 ou 7 anos o que devo fazer para manter elas com as folhagem inteiras ?
    se alguém poder me ajudar ficarei muito agradecido!

    Responder
  20. Tenho um mini orquidario em Guapimirim, e ja perdi varias porque o clima aqui no verão e sol escaldante e não sei qual a % do sombrite que devo usar no teto e nas laterais , também preciso saber onde comprar em teresopolis ou mais proximo do rio de janeir. PEÇO SOCORRO AOS ORQUIDÓFILOS. Abraços à todos

    Responder
  21. Quero plantar orquídeas numa árvores aqui em casa, não sei qual espécie.
    Ela dá um líquido branco que ao secar parece cera. Posso plantar no seu tronco? Posso plantar já com flores, quero enfeitar esta árvores e espero que ano quem vem, nesta mesma época tenha flores?

    Responder
  22. sou um dos colecionadores de palmeiras de goiás , estamos sofrendo uma grande infestação de cochonilhas , isto esta causando grandes danos em nossas plantas. se alguém souber de algum defensivo que funcione porfavor entre em contato.
    E-mail: wandersonorquideas2013@gmail.com
    telefone: 064-9952-4494.

    Responder

Deixe um comentário