A Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) convida a todos para o 10º FestOrquídeas de Fortaleza, sua grande exposição anual, que mais uma vez se realiza na Casa de José de Alencar. A abertura está marcada para as 14:00h dessa sexta-feira, dia 25. No sábado, a visitação se estenderá das 8:00h às 18:00h e, no domingo, das 8:00h às 17:00.
Importante: qualquer cultivador de orquídeas pode participar do evento, não sendo obrigatória a filiação à ACEO. As plantas expostas serão apreciadas por uma Comissão Julgadora, que apontará as melhores delas em seis categorias:
- Melhor Espécie Brasileira;
- Melhor Espécie Estrangeira;
- Melhor Cattleya labiata (Troféu Waldir Lima Leite);
- Melhor Híbrido;
- Melhor Espécie Botânica;
- Melhor Cultivo (Troféu Prof. Pedro Ivo Braga).
A escolha da Mais Bela Planta da Exposição (Troféu Gerardo Carvalho) será feita através do voto popular. Cada vencedor, em cada categoria, ganhará um rico troféu.
Uma mesa redonda acontecerá no sábado, a partir das 14:00h, com o título “Orquídeas do Nordeste: um patrimônio ameaçado”. Durante os três dias, haverá oficinas de cultivo de orquídeas e de outras plantas ornamentais, das quais os visitantes poderão participar gratuitamente. Também é gratuito o ingresso na exposição.
A Casa de José de Alencar, um dos mais importantes equipamentos culturais do nosso Estado, vinculado à Universidade Federal do Ceará, fica na Av. Washington Soares, 6055. O acesso é fácil e há um amplo estacionamento, também gratuito.
RENDAS E BORDADOS
Este ano, a ACEO dedica o FestOrquídeas a uma importante manifestação da cultura cearense, que é a arte das rendeiras e bordadeiras. Tanto o cartaz oficial da mostra como o cenário da exposição vão exibir elementos de decoração ligados ao trabalho dessas artesãs. Observe-se que a Casa de José de Alencar é guardiã da Coleção de Rendas Luísa Ramos, uma das mais valiosas do Brasil em sua categoria.
A ACEO sugere aos visitantes a doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Instituto Cristo Rei (Av. Bezerra de Menezes, 1643), obra beneficente que abriga 50 crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade.
ORQUIDÁRIOS COMERCIAIS
Estarão presentes dois orquidários comerciais, oferecendo dezenas de espécies e híbridos de orquídeas nacionais e estrangeiras: Orquidário Flores do Lago, de Minas Gerais, e Orquidário Santa Gertrudes, do Ceará. No entorno, haverá uma feira de plantas ornamentais (Adeninum, cactos, bromélias…) e de insumos de interesse dos orquidófilos (adubos, defensivos, vasos, suportes, substratos…).
Gostaria receber informações de como participar da associação cearense de orquidófilos e dias de seminários e reuniões para me aprofundar no cultivo de orquídeas no Ceará
Tenho um primo que as cultiva e as reproduz cruzandoas:
Seu nome João Batista Demétrio.Ja foi premiado várias vezes.