Entrega de troféus encerra o 10º FestOrquídeas de Fortaleza

Visitantes vieram de vários Estados. Aqui, a presidente da ACEO, Juliana Coelho (à dir.), confraterniza com Amália Paiva, da Paraiba
Visitantes vieram de vários Estados. Aqui, a presidente da ACEO, Juliana Coelho (à dir.), confraterniza com Amália Paiva, da Paraiba

O 10º FestOrquídeas de Fortaleza encerrou-se, no final da tarde de domingo, 27, com a entrega de troféus aos cultivadores das plantas premiadas em sete categorias. A presidente da Associação Cearense de Orquidófilos, Juliana Coelho, agradeceu o grande envolvimento dos associados, que garantiu o sucesso da festa, e pediu que se cultivasse, na entidade, o clima de fraternidade e respeito mútuo, que deve prevalecer em todos os ambientes da ACEO. Em seguida, foi feito o sorteio da rifa de uma orquídea, tendo a Presidente entrado em contato, de imediato, com o ganhador, para dar a boa notícia.

Os destaques da premiação, este ano, foram os orquidófilos Fernando Augusto Lima, que conquistou dois troféus com a mesma planta, uma Brassavola nodosa (Melhor Espécie Estrangeira e Melhor Cultivo), e o casal Selene Garcia e Gerson Paiva, que leva para Natal os troféus de Melhor Híbrido e Melhor Espécie Botânica. Também foi realçado o fato de que a Srª Ana Paula Félix, que possui apenas três vasos de orquídeas, classificou duas Cattleya labiata: uma em segundo lugar e outra em terceiro, em categorias diferentes.

Os detentores do primeiro lugar foram brindados com um rico troféu de cristal, que leva incrustado o símbolo da Associação – uma Cattleya labiata. Os classificados em segundo e terceiro lugares receberam certificados.

Para fazer a entrega dos troféus, Juliana Coelho convidou representantes de dois grupos diferentes de associados: aqueles que ingressaram recentemente na Associação (Aderaldo Gomes de Almeida, Ademir Vicente de Oliveira e Adailson de Aquino) e três orquidófilas de nacionalidade estrangeira (Yanisley Martinez Alvarez, de Cuba; Teresa Tobella Chardon, da Espanha; e Stella Rubbo Papini, do Uruguai). Com esse gesto simbólico, a Presidente quis destacar dois aspectos: o crescimento contínuo e renovação dos quadros da ACEO e o fato de a entidade orquidófila cearense constituir-se em um núcleo agregador, onde pessoas de diferentes nacionalidades, raças, credos religiosos, tendências políticas e orientação sexual são recebidas em ambiente fraterno, onde não há lugar para manifestações de xenofobia, ódios, ofensas de inspiração política, ou preconceitos de qualquer natureza.

PÓDIO COMPLETO, SÓ NO ÚLTIMO DIA

Dendrobium phalaenopsis
Faltava no pódio o Dendrobium phalaenopsis do Edmilson

O pódio do FestOrquídeas somente fica completo no final da exposição, quando são computados os votos dos visitantes para aquela que consideram a mais bela planta da exposição. A mais votada foi um Dendrobium phalaenopsis híbrido, com duas longas hastes, apresentado pelo associado Edmilson Costa. Foi o seguinte o resultado final do julgamento:

  • Melhor Espécie Brasileira: Epidendrum ciliare (Italo Gurgel)
  • Melhor Espécie Estrangeira: Brassavola nodosa (Fernando Lima)
  • Melhor Cattlleya labiata – Troféu Waldir Lima Leite: Cattleya labiata tipo (Marlene Freitas de Andrade)
  • Melhor Híbrido: Dendrobium Caesar (Selene Garcia / Gerson Paiva)
  • Melhor Espécie Botânica: Bulbophyllum falcatum (Selene Garcia / Gerson Paiva)
  • Melhor Cultivo – Troféu Prof. Pedro Ivo Braga (Fernando Lima)
  • Melhor Planta da Exposição – Troféu Gerardo Carvalho: Dendrobium phalaenopsis Kultana blue x Mana blue (Francisco Edmilson Costa)

A FESTA EM IMAGENS

Nas fotos, a entrega dos sete troféus.

Italo Gurgel
Italo Gurgel recebe o troféu das mãos de Yanisley Martinez
Fernando Lima
Fernando Lima, Vera Coelho e a Brassavola duplamente premiada
Marlene Freitas
Marlene Freitas e um dos novos associados, Adilson de Aquino
Selene Garcia
Selene Garcia recebe o troféu das mãos da espanhola Teresa Tobella
Celene Garcia
Selene retorna para receber, de Aderaldo Almeida, um segundo troféu
Fernando Lima
Ademir Vicente de Oliveira entrega a Fernando Lima mais um troféu
A uruguaia Stella Rubo repassa o troféu a Edmilson
A uruguaia Stella Rubo repassa o troféu a Edmilson
Elas vieram de longe para enriquecer a ACEO: Stella Rubo, Teresa Tobella e Yanisney Martinez
Elas vieram de longe para enriquecer a ACEO: Stella Rubo, Teresa Tobella e Yanisney Martinez

 

Deixe um comentário