Encerrou-se ontem (24/02) o 12º FestOrquídeas de Fortaleza. Durante três dias, a exposição levou à Casa de José de Alencar milhares de amantes das orquídeas, que se encantaram com as flores expostas e ainda tiveram a chance de adquirir, na feirinha ao lado, as plantas que desejavam cultivar.
No último dia do evento, foi definido o sétimo e último troféu do evento: o prêmio de Melhor Planta da Exposição, atribuído através do voto popular. A escolha do público recaiu sobre a Cattleya labiata tipo ‘Élégance’, cultivada pelo jornalista Italo Gurgel.
O encerramento desta 12ª edição do FestOrquídeas foi marcado pela entrega dos troféus aos proprietários das plantas vencedoras nas diversas categorias: Melhor Espécie Estrangeira, Melhor Espécie Brasileira, Melhor Híbrido, Melhor Cattleya labiata, Melhor Espécie Botânica, Melhor Cultivo e Melhor Planta da Exposição. Aos primeiros lugares, coube um rico troféu; aos segundos e terceiros colocados, um certificado. A Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), promotora do evento, também destinou certificados àqueles que ministraram oficinas, assim como um Diploma de Amigo das Orquídeas às instituições que apoiaram o evento.
Ainda no terceiro e último dia da exposição, foi prestada homenagem ao orquidófilo João Batista Demétrio Neto, um dos mais queridos membros da ACEO e que faleceu em 2018. Durante toda a exposição, um banner fixado no local lembrou Batista por sua alegria de viver, companheirismo e amor às orquídeas. Nesse domingo, o banner foi entregue aos familiares do saudoso orquidófilo cearense.
Também esteve presente, nas bancadas do FestOrquídeas, um exemplar da Cattleya walkeriana ‘Batista Demétrio’, assim batizada por seu cultivador, o médico Estanislau Souza Queiroz. Batista tinha especial apreço pela C. walkeriana, espécie brasileira da qual possuía exemplares de especial beleza.