A grande exposição anual realizada pela Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) mereceu destaque, mais uma vez, nos meios de comunicação. O 7º FestOrquídeas de Fortaleza teve lugar entre os dias 22 e 24 de novembro/2013, suscitando ampla cobertura jornalística, seja através da mídia impressa, seja no rádio e na televisão. O evento é parte do esforço da ACEO para divulgar o cultivo de orquídeas no Ceará e, ao mesmo tempo, promover a consciência ecológica.
De acordo com a AD2M, agência de comunicação que se encarregou de divulgar o evento – o que fez com a costumeira competência – ao todo, foram registradas 42 inserções, sendo 18 em jornal impresso, 11 em TV, nove em web e quatro em rádio. A equipe de jornalistas mobilizada esteve formada pelo diretor de Comunicação Institucional Mauro Costa, pela coordenadora de Comunicação Institucional Rafaela Britto e pelo analista de Comunicação Nut Pereira.
Dentre as inserções na mídia, destacam-se: as coberturas ao vivo nos dois principais telejornais da TV Verdes Mares (“Bom Dia Ceará” e “CETV 1ª Edição”), as participações em diferentes programas da grade televisiva cearense (“Pode Entrar”, da TV Ceará e “Matina”, da TV União), as matérias realizadas por diversas emissoras durante os três dias de evento (TVs Ceará, Jangadeiro, Diário), as matérias nos cadernos de Cidades dos dois principais jornais do Ceará (“Diário do Nordeste” e “O Povo”), as notas sobre a programação do evento veiculadas nas principais colunas assinadas por jornalistas e formadores de opinião cearenses (“Vertical”, Eliomar de Lima; Regina Marshall; “Variedades”, Ian Gomes; “Mercado Verde”, Maristela Crispim) e nas agendas dos jornais “O Povo” e “Diário do Nordeste” e, por fim, a repercussão alcançada em diferentes rádios, blogs e portais de notícias.
O próprio público que acorreu à Casa de José de Alencar, nos três dias da exposição, se encarregou de continuar difundindo a mensagem do FestOrquídeas, ao reproduzir, durante vários dias, nas redes sociais, as belíssimas imagens da festa.