Florações o ano inteiro

O gráfico mostra a distribuição das florações ao longo de 12 meses.

Na reunião ordinária do último dia 15, na Casa de José de Alencar, o presidente da ACEO, jornalista Ítalo Gurgel, apresentou, a seus companheiros dados objetivos com relação ao período de floração de diversas espécies no Ceará. Ítalo mantém rigoroso registro das florações de suas plantas e ofereceu esse levantamento como subsídio para a definição da data de futuras exposições. Alertou, no entanto, para o fato de que tais registros se referem um pequeno grupo de plantas e a um período relativamente curto de observação. Disse que uma estatística como essa está sujeita a diferentes condicionantes, como as espécies cultivadas, o local onde são mantidas e os tratos culturais, razão pela qual o modelo não pode ser aplicado, automaticamente, a outros orquidários.

No caso do Ítalo, parte de suas plantas está num sítio no Euzébio, na periferia de Fortaleza, e parte na serra de Baturité. O grupo de plantas que serviu de base para o levantamento inclui Catasetum (luridum e macrocarpum), Cattleya (aclandiae, aurantiaca, bowringiana, chocoensis, granulosa, harrisoniae, intermedia, labiata – majoritária nesse conjunto – lueddemanniana, nobilior, trianae, walkeriana e warneri), Coelogyne (flaccida e pandurata), Dendrobium crumenatum, Denphal, Encyclia linearifolioides, Epidendrum (anceps, ciliare, difforme, Orange, purpurascens, rigidum e secundum), Gongora quinqueniervis, Oncidium (anthroclus, barbatum, cebolleta, flexuosum, Shary baby e Twingle Red), Phalaenopsis, Prosthechea (fragrans e vespa), Rodriguezia venusta e Trichocentrum fuscum, além de vários híbridos de Cattleya. (Ítalo Gurgel não anota as ocorrências naquelas espécies que florescem quase o ano inteiro.)No total, há registro de 503 florações, distribuídas entre os quatro últimos anos. Os meses que se revelaram mais produtivos foram os de março (75 florações – 15% do total), fevereiro (59 – 12%) e setembro (57 – 11%). Do lado oposto ficaram os meses de janeiro (20 – 4%), maio (26 – 5%) e dezembro (33 – 6%). De um modo geral, porém, percebe-se que, com aquela composição de espécies, a coleção do Ítalo apresentou flores o ano inteiro.Veja no gráfico como se distribuíram, ao longo dos meses, os registros das florações.

6 comentários em “Florações o ano inteiro”

  1. Sou marinheiro de primeira viagem, estou começando com algumas plantas que ganhei de amigos, e comprei outras, mas tarde darei mais notícias . Abraços.

    Responder
  2. lenbrando que tenho para os apaixonados algumas miniorquideas apaixonanates como a negra e outras , de outros tipos , endemicas do meu MARAVILHOSO estado . Espero contato ao menos para troca de fotos para identificação de algumas espécies

    Responder

Deixe um comentário