Uma união de apoios viabilizou a realização do 12º FestOrquídeas de Fortaleza, que será aberto ao público na tarde da próxima sexta-feira, 22 de fevereiro, na Casa de José de Alencar. Mais uma vez, juntaram-se à Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), como apoiadores de primeira linha, o Hospital São Camilo (Cura d’Ars); o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Governo do Estado; além da Universidade Federal do Ceará, através da Casa de José de Alencar, local onde se realiza o evento; e o Grupo 3 Corações. Evidentemente, a festa não seria a mesma se não fosse a presença dos orquidários comerciais, que desta feita estarão representados pelo KS Orchids, de Pindamonhangaba/SP, e o Santa Gertrudes, de Pindoretama/CE.
CENTEC
O Instituto Centro de Ensino Tecnológico oferece cursos profissionalizantes regulares em diferentes áreas e em três níveis, sendo ministrados os cursos superiores de tecnologia nas Faculdades de Tecnologia – FATEC; os cursos de educação profissional técnica de nível médio, nas FATEC e nos Centros Vocacionais Técnicos – CVTEC; e os cursos de pós-graduação, nas FATEC e no Centro Vocacional Tecnológico – CVT Fortaleza. O quadro de professores é composto por 27 doutores, 155 mestres e 272 graduados, com várias especializações em diversas áreas do conhecimento.
São os seguintes os cursos oferecidos na Capital e no interior do Estado:
CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
- Agricultura – CVTEC Barbalha
- Técnico cozinha – CVTEC Crato
- Eletroeletrônica, Mecânica, Eletrotécnica, Meio Ambiente – FATEC Cariri
- Metalurgia, Eletromecânica, Meio Ambiente – CVTEC São Gonçalo do Amarante
- Agropecuária, Agroindústria – FATEC Sertão Central
CURSOS SUPERIORES
- Agronegócio – Sertão Central
- Eletromecânica, Irrigação e Drenagem, Manutenção Industrial, Saneamento Ambiental – FATEC Cariri
- Tecnologia de Alimentos – FATEC Cariri e FATEC Sertão Central
CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
- Especialização em Automação Industrial
Outras informações sobre o CENTEC estão disponíveis em: www.centec.org.br
CURA D’ARS / SÃO CAMILO
O Hospital Cura d’Ars teve sua construção iniciada no ano de 1956, tendo como principais idealizadores os Monsenhores Mourão Pinheiro e André Viana Camurça. Dezesseis anos após o início de sua construção, no dia 27 de fevereiro do ano de 1972, o hospital foi inaugurado em Fortaleza. O nome é em homenagem ao Santo Cura d’Ars, título concedido ao padre João Maria Batista Vianney, que foi pároco da cidade de Ars, na França e que mais tarde foi canonizado.
Ao longo dos seus primeiros 40 anos, o Hospital Cura d’Ars destacou-se pelas atividades relacionadas à obstetrícia. A partir dos anos 2000, já com sua gestão conduzida pela Sociedade Beneficente São Camilo, a instituição deu início a um processo de modernização e diversificação de suas atividades, passando a atender outras especialidades médicas.
No dia 22 de Janeiro de 2016 foi inaugurada a Unidade Nogueira Acioly, totalizando 24.000m² dedicados a serviços de excelência em saúde. Planejado de modo inteligente, oferece, no centro cirúrgico e UTI equipamentos de ponta. O know-how dos especialistas resultou em um projeto completo, arrojado e de vanguarda. Na atualidade, as principais especialidades atendidas no hospital são: Neurologia, Clínica Geral, Pediatria, Ortopedia e Traumatologia e Cardiologia, unidas agora a mais de 16 especialidades.
Para mais informações, visite o site: www.saocamilofortaleza.org.br