(Observação: Matéria revisada, em razão de equívoco na redação anterior.) A Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) acrescenta mais uma espécie à sua lista de orquídeas que ocorrem no Ceará. Trata-se da Sacoila lanceolata (Aubl.) Garay, fotografada pelo ambientalista Leonardo Jarles, durante excursão em Aratuba, no Maciço de Baturité.
Segundo o ativista ambiental e também pesquisador Marcelo Carvalho, que integrava o grupo, a planta terrestre foi encontrada recentemente, florida, em uma área fortemente degradada, que hoje serve de pasto para vacas.
O blog do Movimento Pró-Árvore já havia registrado, anteriormente, a presença dessa orquidácea na Serra do Camará, no município cearense de Caucaia. Marcelo Carvalho, ativo colaborador da ACEO, comenta que, há algum tempo, Antonio Sérgio F. Castro, um dos fundadores e idealizadores do Pró-Árvore, encaminhou a planta ao herbário EAC, enquanto Fábio de Barros atualizou no Flora do Brasil.
Veja a atual relação da ACEO em: Orquídeas do Ceará.
A Sacoila lanceolata (Aubl.) Garay destaca-se por sua ampla distribuição geográfica e capacidade de invadir ambientes perturbados. O nome vem do grego saccos, saco, e koilos, oco, em referência ao calcar formado pela base do labelo e sépalas laterais de suas flores.
Trata-se de orquidea terrestre de raízes carnosas, extremamente adaptáveis. Habita climas diversos, preferencialmente campos abertos arenosos e rochosos, cerrado, florestas abertas e pastos, onde recebem bastante sol. Existe em todos os países americanos excetuados Canadá e Chile, vegetando até 2.200 metros de altitude.
(As fotos que ilustram essa matéria são de Leonardo Jarles)
Esta orquídea vem somar a tantas outras já catalogadas para o estado do Ceará. Sua cor é de uma beleza ímpar! Parabéns a todos que fazem o Movimento Pró-Árvore, particularmente ao amigo Marcelo Carvalho.
É uma satisfação grande ver a lista pouco a pouco ser preenchida com belos registros. Espero assim que esse trabalho em conjunto possa ajudar a conscientizar sobre a preservação de nossas matas e consequentemente nossas orquídeas.
parabens! Como é bom ver a pesquisa dando certo. Creio que nos dá ACEO podemos incentivar. Mais uma vez parabéns.
Morou no sertão da Paraíba e faço coleção . Como fazer para comprar algumas dessas orquídeas?