O 7º FestOrquídeas de Fortaleza, realizado pela Associação Cearense de Orquidófilos, está aberto à participação de todos os cultivadores, não necessitando ser membro da ACEO para expor suas flores. Basta observar algumas normas básicas, que estão claramente expressas no Regulamento da exposição, já publicado neste site. Dentre essas normas, indica-se que só podem participar da mostra as plantas sadias, que estejam bem fixadas nos respectivos vasos, que não tenham sido retiradas da natureza, nem adquiridas, no dia, no próprio local da exposição.
Sabe-se que, em anos recentes, muitas pessoas começaram a cultivar orquídeas, em Fortaleza e em outras cidades cearenses, incentivadas, provavelmente, pela própria ACEO, que tem feito incansável trabalho de divulgação da Orquidofilia em nosso Estado, angariando, com isso, reconhecimento nacional.
Quem cultiva orquídeas, gosta de exibir suas flores. Nada melhor, portanto, do que levá-las ao FestOrquídeas, onde cerca de 20 mil pessoas deverão passar pela tenda da exposição, apreciando e fotografando as flores. Além do mais, ainda se concorre ao belo troféu “Labiata de Ouro”, que premiará a melhor planta em várias categorias.
Por tudo isto, a ACEO acredita que um grande número de novos orquidófilos participe da exposição. Para isso, basta levar os vasos floridos à Casa de José de Alencar, na manhã do dia 22 de novembro. Na ocasião, o expositor preenche uma ficha, sendo necessário, na ocasião, ter em mão o nome de sua(s) orquídea(s). Caso não o tenha, eventualmente, os orquidófilos presentes poderão ajudar na identificação.
Este ano, a Diretoria da ACEO tem recebido alvissareiras notícias de que a grande mostra cearense de orquídeas contará com a presença de expositores de outros Estados nordestinos. Todos serão muito bem-vindos, esperando-se que também façam jus a algumas “Labiatas de Ouro”.