Intensa programação de palestras marcará, a partir de amanhã, o primeiro aniversário do Orquidário Público de Guarulhos/SP. O local fica aberto, diariamente, no maior parque da cidade, o Bosque Maia, na Av. Papa João XXIII. Parte das plantas originais foi resgatada da Serra da Cantareira, mais precisamente, da área afetada pela obra do trecho norte do Rodoanel.
Segue-se a agenda de palestras deste final de semana:
18 de setembro (sexta-feira):
- 9:00h – Debate sobre mudanças climáticas e conservação de orquídeas, com representantes do Instituto Florestal, Fundação Florestal, Prefeitura de Guarulhos e Secretaria do Meio Ambiente
- 10:30h – Palestra: Nomenclatura botânica, mudanças no nome das orquídeas (Palestrante: Erwin Brownke)
- 14:00h – Palestra: Mil Orquídeas Marginais – Projeto de reintrodução da Cattleya loddigesii (Palestrante: Alessandro Marconi)
- 16:00h – Palestra: Desafios e metas em um ano de Orquidário Público (Palestrantes: Representantes da Prefeitura de Guarulhos, Secretaria do Meio Ambiente e Orquidário Público)
19 de setembro (sábado):
- 10:00h – Palestra: Cultivo básico (Palestrante: Geraldo Trisca Neto)
- 14:00h – Palestra: Cultivo básico (Palestrante: Luciano Zandoná)
20 de setembro (domingo):
- 10:00h – Palestra: Paraíso das microorquídeas (Palestrante: Masuji Kayasima)
- 14:00h – Palestra: Orquídeas no apê (Palestrante: Sérgio Oyama)
Todas as palestras serão ministradas no próprio Orquidário. Já o encontro mensal com produtores acontecerá na Tenda Branca do Bosque Maia, entre os dias 18 e 20, das 9:00h às 17:00h.