Será aberta na próxima sexta-feira, 5 de abril, a 10ª Exposição/Venda Internacional de Orquídeas do Porto, em Portugal. O grande evento anual da Associação Portuguesa de Orquidofilia (APO) terá como cenário a Exponor – Feira Internacional do Porto, estendendo-se até domingo, dia 7.
A APO atinge, assim, a marca de uma década de exposições de orquídeas no Porto, levando a seu público orquídeas de todo o mundo trazidas por alguns dos melhores produtores internacionais e apresentando as flores dos associados e de outros cultivadores.
Ao longo desses 10 anos, a Exposição já passou pelo Jardim Botânico do Porto, pelo Palacete Pinto Leite, pela Galeria da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, nos jardins do Palácio de Cristal, e pelo Edifício Transparente, sendo este o quinto ano que a mostra se realiza na Exponor, um espaço amplo e com todas as condições de conforto e de acessibilidade para receber o público visitante.
A 10.ª Exposição/Venda Internacional de Orquídeas do Porto reunirá, em mais de 4.500 m2, os melhores espécimes de orquídeas trazidos por expositores e por colecionadores privados que cultivam uma grande variedade de espécies e híbridos. A cada ano, a mostra se consolida como o maior e mais importante evento da orquidofilia da Península Ibérica. “São 10 anos fantásticos a trazer para Portugal produtores e expositores de orquídeas de todo o mundo para que os nossos orquidófilos possam enriquecer suas coleções”, comenta Graziela Meister, presidente da APO.
A exposição do Porto também proporciona conhecimento, uma vez que personalidades do mundo da orquidofilia e alguns expositores são convidados para falar das suas experiências de cultivo nas palestras realizadas ao longo de todo o fim de semana.
A edição deste ano conta com 21 expositores, sendo 14 portugueses e sete estrangeiros, vindos da Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Malásia e Espanha. Haverá dois dias de palestras em torno de temas relacionados com o cultivo de orquídeas.
Como novidade, a exposição deste ano contará com a participação do Bonsai Clube do Porto, da Associação Portuguesa de Plantas Carnívoras, e de hortos dedicados ao cultivo de cactos e suculentas. Registre-se, ainda, uma exposição de desenhos infantojuvenis, resultado do desafio lançado às escolas, pela APO, para que os alunos desenvolvessem desenhos inspirados nas orquídeas.
A 10.ª Exposição/Venda Internacional de Orquídeas do Porto poderá ser visitada nos dias 05, 06 e 07 de abril, na Exponor, em Leça da Palmeira, Matosinhos. A entrada custa € 4,00 por pessoa, sendo gratuita para os sócios da APO com as quotas em dia.
CALENDÁRIO DE PALESTRAS
SÁBADO
- 11:00h – Cultivo de Phragmipedium – Alex Portilla (Equador)
- 12:00h – A conquista extraterricola – Pedro Suárez (Portugal)
- 15:00h – La belleza y diversidad de las orquídeas de Colombia – Andrea Niessen (Colômbia)
- 16:00h – Las plheurothallidinae, uma pesadilla taxonómica – Juan Carlos (Colômbia)
- 17:00h – O melhoramento genético em Phalaenopsis – Parte 2 – As mudações induzidas e a engenharia genética – Prof. Pedrosa (Portugal)
DOMINGO
- 11:00h – Tillandsias, maravilhas do Brasil e seus cultivos – Carlos Espejo (Brasil)
- 12:00h – Las Cattleyas de Colombia y su cultivo – Andrea Niessen (Colômbia)
- 15:00h – Phragmipedium kovachi, maravilla del Peru para el mundo – Manolo Areas (Peru)
- 16:00h – Las Stanhopeinae de Colombia – Juan Carlos (Colômbia)
- 17:00h – Aspectos cromáticos da Cattleya warneri e Cattleya walkeriana – Carlos Roberto Loiola (Brasil)
- 18:00h – Orquideas autónomas de Argentina – Enri Caporale (Argentina)
Veja estas e outras informações no endereço: www.lusorquídeas.com