Orquídeas: quem ama, fotografa (20)

Américo Pereira é o convidado de hoje deste espaço dedicado a fotos das mais belas flores do planeta. Ele é professor aposentado e mora em Terras de Bouro, uma vila do distrito de Braga, no Norte de Portugal. Cultiva orquídeas há mais de 30 anos e, nesta altura, fazem parte do seu acervo mais de 700 plantas, distribuídas por 80 gêneros diferentes e cerca de 250 espécies. Alguns híbridos podem ser encontrados em sua coleção, mas ele prefere espécies, dedicando especial atenção aos Dendrobium, Cymbidium, Maxillaria, Bulbophyllum, Cattleya e Paphiopedilum.

Como o clima da sua região é bastante frio no inverno, com a temperatura chegando facilmente a zero grau, Américo possui duas estufas distintas: uma é aquecida artificialmente nesta época do ano, para o cultivo das espécies provenientes de climas mais quentes; a outra, destinada a espécies provenientes de habitats mais frios, não possui qualquer aquecimento, conseguindo manter a temperatura apenas 3 a 4 graus acima da média relativamente ao exterior.

Américo Pereira é um colaborador assíduo da revista “Lusorquídeas” (Associação Portuguesa de Orquidofilia), do “Jornal do Orquidófilo” (Clube dos Orquidófilos de Portugal) e do jornal da Associação das Orquídeas Silvestres – Portugal (AOSP). Ele estuda, pesquisa  e fotografa in loco as orquídeas silvestres de Portugal e de sítios da Europa, o que resulta, frequentemente, na publicação de artigos sobre as orquidáceas. Para conhecer mais detalhes da sua rica atividade orquidófila, visite o endereço: http://orquideassoltas.blogspot.pt

Seguem-se algumas fotos tomadas por Américo nos seus orquidários:

Cymbidium mastersii
Cymbidium mastersii
Gastrochilus japonicus
Gastrochilus japonicus
Masdevallia laucheana var. alba
Masdevallia laucheana var. alba
Maxillaria funicaulis
Maxillaria funicaulis
Maxillaria luteoalba
Maxillaria luteoalba
Maxillaria sanderiana 'Black Lip'
Maxillaria sanderiana ‘Black Lip’
Paphiopedilum fairrieanum
Paphiopedilum fairrieanum
Phragmipedium schlimii
Phragmipedium schlimii
Pleione maculata
Pleione maculata
Rhynchostylis gigantea
Rhynchostylis gigantea

 

1 comentário em “Orquídeas: quem ama, fotografa (20)”

  1. Muito bom conhecer outras orquídeas que não sejam de clima tropical. Muitas da coleção do Sr. Américo só conhecemos por fotografias e temos que nos contentar com isso, do contrário a matamos, caso insistirmos em cultivar a nível do mar.

    Responder

Deixe um comentário