Faleceu domingo, dia 28, no Recife, o orquidófilo Odilon Pereira da Cunha, membro fundador e ex-presidente da Associação Orquidófila de Pernambuco (ASSOPE). O velório e cremação aconteceram, na manhã desta segunda-feira, no Cemitério Morada da Paz, numa cerimônia com a presença dos familiares.
Odilon foi idealizador e fundador do ORQUIS – Centro de Orquídeas de Pernambuco, instituto de pesquisa em orquidáceas, mantenedor de uma coleção riquíssima, considerada uma das melhores e mais diversificadas coleções de orquídeas da América do Sul. Ali são cultivados, atualmente, 186 gêneros e 836 espécies, perfazendo mais de seis mil exemplares.
Pesquisador com inúmeros trabalhos em prol da orquidofilia pernambucana, Odilon projetou o orquidário do Jardim Botânico do Recife, o orquidário da Universidade Federal de Pernambuco e da reserva Tapacurá (reserva Prof. Vasconcelos Sobrinho). Foi consultor técnico do primeiro laboratório de cultura vegetal a realizar clonagem na América do Sul, o Equilab-Campinas, e colaborou com o Orquidário Nacional do IBAMA, Projeto Orquídeas do Brasil, desenvolvido pela orquidóloga Lou Menezes. Também prestou consultoria em nível internacional.